O presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, considera que o aumento das taxas pela autoridade monetária dependerá da melhora da economia e dos preços. Nesta sexta-feira, 19, o BoJ manteve a taxa de juros inalterada em 0,5% ao ano pela quinta vez consecutiva.
Após a decisão sobre juros, o BoJ anunciou que começará a vender suas participações em ações, um movimento visto como um novo passo na normalização da política monetária e um sinal de confiança na economia.
O banco central anunciou planos para reduzir suas participações em fundos negociados em bolsa (ETFs), que haviam sido adquiridos sob seu programa agressivo de flexibilização monetária para combater a deflação.
O banco declarou que dispensaria anualmente cerca de 330 bilhões de ienes, ou US$ 2,23 bilhões, em participações de ETFs, com base no valor contábil.
O BoJ disse que poderá ajustar o ritmo das vendas de ETFs em futuras reuniões e prometeu minimizar as perdas e a disrupção nos mercados financeiros. Além disso, planeja vender cerca de 5 bilhões de ienes em participações em fundos de investimento imobiliário.
“Iniciaremos as vendas de ETFs assim que as preparações necessárias estiverem concluídas”, declarou Ueda, durante coletiva de imprensa. A autoridade monetária não planeja retomar as compras de ETFs no futuro.
Em relação ao cenário externo, Ueda avaliou que, até o momento, a economia americana parece “sólida”, e que o acordo comercial entre Estados Unidos e Japão “reduz a incerteza econômica”. Fonte: Dow Jones Newswires.
Por: Estadão Conteúdo
Começar o dia com uma refeição equilibrada e rica em proteínas é essencial para manter…
Projeto leva ações e serviços à população da região Noroeste de Goiânia (Foto: Kairo Queiroz)…
A arrecadação dos planos de previdência privada aberta chegou a R$ 100,5 bilhões no período…
Vice-governador Daniel Vilela anunciou, na noite desta quinta-feira (18/09), início da pavimentação da GO-147, no…
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição pela…
A Ferrari comandou o segundo treino livre desta manhã, em Baku, e viu Lewis Hamilton…
This website uses cookies.