UE e Ucrânia firmam acordo para aprimorar relação comercial e integração econômica


A União Europeia (UE) e a Ucrânia anunciaram um acordo preliminar para modernizar sua relação comercial. Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou ter concluído as negociações para revisar a Área de Livre Comércio Abrangente e Profunda (DCFTA) entre as duas partes, dando início a uma nova etapa no processo mais amplo de adesão da Ucrânia à UE.

O texto destaca que o acordo “leva plenamente em conta a sensibilidade de certos setores agrícolas”, identificada por Estados-membros da UE e agricultores. A revisão visa promover a “integração gradual da Ucrânia no Mercado Único da UE” e reafirma o compromisso firme da UE em apoiar o país.

O novo pacto se estrutura em três pilares principais. O primeiro estabelece que o acesso ao mercado estará condicionado ao “alinhamento gradual da Ucrânia com padrões relevantes da UE, como bem-estar animal, uso de pesticidas e medicamentos veterinários”.

A Ucrânia deverá apresentar relatórios anuais sobre o avanço nesse alinhamento. Como segundo pilar, o acordo inclui uma cláusula que permite a ambos os lados adotarem medidas em casos de impactos negativos às suas economias, podendo a UE agir até o nível de um ou mais Estados-membros.

Por fim, o terceiro pilar, segundo o comunicado, busca equilibrar o apoio às exportações ucranianas com a proteção dos setores agrícolas sensíveis da UE, autorizando aumentos modestos em produtos como açúcar, aves, ovos, trigo, milho e mel, além da liberalização total para bens considerados não sensíveis.

Além disso, UE e Ucrânia concordaram em explorar medidas para facilitar que exportadores ucranianos acessem seus mercados tradicionais em terceiros países, e comprometeram-se a revisar a situação conforme o progresso da integração econômica e as perspectivas de adesão da Ucrânia.

O comunicado ainda ressalta que os próximos passos envolvem o ajuste técnico do acordo, a comunicação aos Estados-membros e ao Parlamento Europeu, e a adoção formal pela Comissão, seguida da aprovação pelo Comitê de Associação UE-Ucrânia.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Governador admite falta de estrutura para resgate de Juliana Marins em área de vulcão

Lalu Muhamad Iqbal, governador da província de Nusa Tenggara Ocidental (NTB), na Indonésia, onde está…

22 minutos ago

Corpo de Juliana Marins, morta na Indonésia, terá nova autópsia no Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai atender ao pedido de nova autópsia do…

32 minutos ago

imprensa italiana elogia Fluminense e detona Inter

A derrota por 2 a 0 da Internazionale de Milão para o Fluminense, nas oitavas…

35 minutos ago

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…

39 minutos ago

‘Quem não quiser ficar, que vá embora’

Eliminada nas oitavas de final do Mundial de Clubes após derrota por 2 a 0…

43 minutos ago

Cruzeiro renova com volante Lucas Silva até 2027: ‘Amo muito esse clube’

O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira a renovação de contrato do volante Lucas Silva até o…

1 hora ago

This website uses cookies.