UE e Canadá fortalecem laços e fecham parceria de segurança e defesa


A União Europeia (UE) e o Canadá concordaram, nesta segunda-feira, 23, com uma Parceria de Segurança e Defesa, bem como no fortalecimento dos laços existentes, após um summit entre o bloco e o país. Em uma declaração conjunta, é mencionado que os lados estão unidos no objetivo de “forjar uma nova parceria ambiciosa e abrangente que responda às necessidades de hoje e evolua para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro”.

“Isso marca o início de um esforço de longo prazo que nos ajudará a promover prosperidade compartilhada, valores democráticos, paz e segurança”, acrescenta a nota, ao pontuar que a UE e o Canadá buscarão interesses comuns, enquanto continuam a promover e aprofundar o relacionamento de comércio e investimento. “Estaremos juntos ainda mais firmemente em apoio à paz, estabilidade e prosperidade no mundo, incluindo na Ucrânia, no Oriente Médio e na região do Indo-Pacífico”.

Nesse sentido, é anunciado o aumento da pressão sobre a Rússia, por meio de mais sanções e garantindo que os ativos soberanos russos permaneçam imobilizados até que Moscou cesse o conflito contra a Ucrânia “e a compense pelos danos causados por esta guerra”.

A declaração reitera que a UE e o Canadá continuarão a cooperar estreitamente na promoção da paz e segurança internacionais e que estão “determinados a continuar trabalhando juntos para responder aos crescentes desafios à ordem econômica e comercial internacional”. “Reiteramos nosso compromisso mútuo com o comércio sustentável, justo e aberto. Isso é essencial para manter a estabilidade econômica global e salvaguardar a resiliência de nossa cadeia de suprimentos”, afirma.

Em relação aos conflitos no Oriente Médio, os lados reafirmam o compromisso com um cessar-fogo imediato e permanente em Gaza, a libertação de todos os reféns e a retomada da ajuda humanitária sem impedimentos na região. A nota ainda expressa “profunda preocupação com a perigosa escalada” após os ataques israelenses ao Irã e a resposta de Teerã. “Temos sido consistentemente claros de que o Irã nunca pode ter uma arma nuclear. Uma solução diplomática continua sendo a melhor maneira de abordar as preocupações sobre o programa nuclear do Irã”, defende.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Polícia prende suspeito de tentativa de estupro de brasileira em Paris

A polícia da França prendeu na noite desta sexta-feira, 24, um homem identificado como o…

42 minutos ago

exploração da Margem Equatorial piora percepção do evento, mostra pesquisa

Levantamento realizado pela Quaest mostra que a autorização para exploração de petróleo na Margem Equatorial…

2 horas ago

o desafio imposto pelo Estadão aos militares

Era 20 de fevereiro de 1974 quando o jornalista Ruy Mesquita recebeu em sua sala…

2 horas ago

Dia do Macarrão: 4 receitas deliciosas e práticas para o almoço ou jantar

Celebrado em 25 de outubro, o Dia do Macarrão é uma ótima oportunidade para saborear…

2 horas ago

Por que anúncio envolvendo Reagan fez Trump suspender negociação de tarifa com o Canadá

Uma propaganda de cerca de um minuto paga pela província de Ontário, no Canadá, e…

3 horas ago

5 doenças sistêmicas que podem manifestar sinais sutis na boca

A boca pode revelar muito sobre o estado geral de saúde, já que alterações nos…

3 horas ago

This website uses cookies.