UE e Canadá fortalecem laços e fecham parceria de segurança e defesa


A União Europeia (UE) e o Canadá concordaram, nesta segunda-feira, 23, com uma Parceria de Segurança e Defesa, bem como no fortalecimento dos laços existentes, após um summit entre o bloco e o país. Em uma declaração conjunta, é mencionado que os lados estão unidos no objetivo de “forjar uma nova parceria ambiciosa e abrangente que responda às necessidades de hoje e evolua para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro”.

“Isso marca o início de um esforço de longo prazo que nos ajudará a promover prosperidade compartilhada, valores democráticos, paz e segurança”, acrescenta a nota, ao pontuar que a UE e o Canadá buscarão interesses comuns, enquanto continuam a promover e aprofundar o relacionamento de comércio e investimento. “Estaremos juntos ainda mais firmemente em apoio à paz, estabilidade e prosperidade no mundo, incluindo na Ucrânia, no Oriente Médio e na região do Indo-Pacífico”.

Nesse sentido, é anunciado o aumento da pressão sobre a Rússia, por meio de mais sanções e garantindo que os ativos soberanos russos permaneçam imobilizados até que Moscou cesse o conflito contra a Ucrânia “e a compense pelos danos causados por esta guerra”.

A declaração reitera que a UE e o Canadá continuarão a cooperar estreitamente na promoção da paz e segurança internacionais e que estão “determinados a continuar trabalhando juntos para responder aos crescentes desafios à ordem econômica e comercial internacional”. “Reiteramos nosso compromisso mútuo com o comércio sustentável, justo e aberto. Isso é essencial para manter a estabilidade econômica global e salvaguardar a resiliência de nossa cadeia de suprimentos”, afirma.

Em relação aos conflitos no Oriente Médio, os lados reafirmam o compromisso com um cessar-fogo imediato e permanente em Gaza, a libertação de todos os reféns e a retomada da ajuda humanitária sem impedimentos na região. A nota ainda expressa “profunda preocupação com a perigosa escalada” após os ataques israelenses ao Irã e a resposta de Teerã. “Temos sido consistentemente claros de que o Irã nunca pode ter uma arma nuclear. Uma solução diplomática continua sendo a melhor maneira de abordar as preocupações sobre o programa nuclear do Irã”, defende.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Advogados deixam defesa de empresário preso por morte de gari em Belo Horizonte

Os advogados Leonardo Guimarães Salles, Leandro Guimarães Salles e Henrique Vieira Pereira deixaram nesta segunda-feira,…

2 minutos ago

Sampaio Basquete e Sesi Araraquara disputam quarto jogo da final

A TV Brasil exibe, ao vivo, nesta terça-feira (19), às 20h45, o quarto embate entre…

9 minutos ago

Fortaleza busca reação contra Vélez em Buenos Aires para seguir vivo na Libertadores

O Fortaleza será o primeiro brasileiro a entrar em campo nesta semana pela rodada de…

14 minutos ago

4 características do cachorro da raça whippet

Originário da Grã-Bretanha, o whippet é um cão de aparência refinada, mas com impressionante capacidade…

18 minutos ago

Fluminense recebe América de Cali no Maracanã para confirmar vaga nas quartas da Sul-Americana

O Fluminense está focado em carimbar sua classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana.…

52 minutos ago

São Paulo recebe Atlético Nacional para decidir vaga nas quartas da Libertadores

A expectativa é de um MorumBis praticamente lotado para que o São Paulo brigue pela…

1 hora ago

This website uses cookies.