UE cita ‘desafio existencial’ e planeja aumentar prontidão de defesa da Europa até 2030


A União Europeia (UE) afirmou nesta quinta-feira, 23, que pretende “aumentar decisivamente a prontidão de defesa da Europa até 2030”, em resposta ao que classificou como um “desafio existencial” representado pela guerra da Rússia contra a Ucrânia. Segundo comunicado divulgado após a reunião do Conselho Europeu, o bloco está determinado a agir “em ritmo e escala” para que a Europa esteja melhor equipada para lidar, de forma “autônoma e coordenada”, com ameaças imediatas e futuras.

O plano – baseado no Roteiro Europeu de Prontidão de Defesa 2030 – prevê a criação de coalizões de capacidades entre Estados-membros até o fim deste ano, com lançamento de projetos concretos na primeira metade de 2026. O Conselho ressaltou que o objetivo é “reduzir as dependências estratégicas, suprir lacunas críticas de capacidade e fortalecer a base tecnológica e industrial de defesa europeia”.

Diante das “violações do espaço aéreo de vários Estados-membros” e das “ameaças imediatas no flanco oriental da UE”, o texto defende prioridade à proteção de todas as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas do bloco. A declaração cita ainda a necessidade de reforçar as capacidades conjuntas de defesa antiaérea e antidrones, utilizando instrumentos financeiros como o SAFE, voltado à produção europeia de munições e mísseis, e o EDIP, programa criado para integrar e financiar o setor industrial de defesa do bloco.

O Conselho pediu o “desenvolvimento acelerado de ativos espaciais” com fins de segurança e defesa e destacou a importância de integrar a Ucrânia à indústria europeia, “especialmente em inovação e tecnologia de ponta”. Por fim, a UE reiterou que uma Europa “mais forte e mais capaz” em segurança e defesa “contribuirá positivamente para a segurança global e transatlântica”, atuando de forma complementar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Visa testa IA para compras nos EUA e prevê trazer solução para o Brasil no início de 2026

A Visa já iniciou os testes piloto de uma nova solução de Inteligência Artificial (IA)…

5 minutos ago

No Paraná, jogador vítima de racismo leva punição maior que agressor

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) julgou nesta semana um caso de racismo…

11 minutos ago

sociedade médica lança novas recomendações para diagnóstico e terapia

A Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI) lançou um documento com novas recomendações para o…

12 minutos ago

PPSA vai leiloar dia 10 de dezembro 1ª produção da União no campo de Bacalhau

A Pré-sal Petróleo (PPSA) informou nesta quinta-feira, 23, que vai realizar o 5º leilão spot…

13 minutos ago

Funcionários de hotel de luxo negaram acionar a PM após denúncia de estupro, diz defesa

O amigo de trabalho da americana que relata ter sido estuprada por um funcionário do…

23 minutos ago

This website uses cookies.