Ucrânia enviará delegação a Istambul para nova negociação de paz com a Rússia, diz Zelenski


A Ucrânia enviará uma delegação a Istambul para uma nova rodada de negociações diretas de paz com a Rússia na segunda-feira, 2, disse o presidente ucraniano Volodmir Zelenski. Em uma declaração no Telegram, Zelenski disse neste domingo, 1º, que o ministro da Defesa, Rustem Umerov, liderará a delegação ucraniana.

“Estamos fazendo tudo para proteger nossa independência, nosso Estado e nosso povo”, disse.

As autoridades ucranianas já haviam solicitado ao Kremlin que fornecesse um memorando prometido definindo sua posição sobre o fim da guerra de mais de três anos antes da reunião. Moscou havia dito que compartilharia seu memorando durante as negociações.

Ataque russo

Mais cedo neste domingo, o Exército da Ucrânia disse que pelo menos 12 membros do serviço ucraniano foram mortos e mais de 60 ficaram feridos em um ataque de mísseis russos em uma unidade de treinamento do Exército. Uma comissão investigativa foi criada para descobrir as circunstâncias do ataque que levaram a essa perda de pessoal, disse o comunicado.

A unidade de treinamento está localizada na parte de trás da linha de frente ativa de 1.000 quilômetros, onde os drones russos de reconhecimento e ataque podem atacar. As forças ucranianas sofrem com a escassez de mão de obra e tomam precauções extras para evitar reuniões em massa, já que os céus da linha de frente estão saturados de drones russos em busca de alvos.

“Se for estabelecido que as ações ou a inação dos oficiais levaram à morte ou ao ferimento de militares, os responsáveis serão rigorosamente responsabilizados”, disse a declaração das Forças Terrestres da Ucrânia.

Enquanto isso, ataques de drones ucranianos foram relatados em território russo neste domingo, inclusive na região siberiana de Irkutsk, a mais de 4.500 quilômetros a leste de Moscou.

É a primeira vez que um drone ucraniano é visto na região, disse o governador local Igor Kobzeva, enfatizando que ele não representa uma ameaça para os civis. Outros ataques de drones também foram registrados na região russa de Ryazan e na região ártica de Murmansk. Não houve registro de vítimas.

Pressão do norte

O Ministério da Defesa da Rússia disse neste domingo que assumiu o controle da aldeia de Oleksiivka, na região de Sumy, no norte da Ucrânia. As autoridades ucranianas em Sumy ordenaram evacuações obrigatórias em mais 11 assentamentos no sábado, à medida que as forças russas obtinham avanços na área.

Em discurso no sábado, o principal chefe do exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, disse que as forças russas estavam concentrando seus principais esforços ofensivos em Pokrovsk, Toretsk e Lyman, na região de Donetsk, bem como na área de fronteira de Sumy.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘Vamos chegar bem na Copa’

O técnico Carlo Ancelotti não se abalou com a derrota da seleção brasileira na Bolívia,…

15 minutos ago

Quando o Brasil volta a jogar? Veja calendário de jogos até a Copa do Mundo

A seleção brasileira perdeu para a Bolívia por 1 a 0 nesta terça-feira, em El…

35 minutos ago

Brasil confirma pior desempenho na história do atual formato das Eliminatórias para a Copa

O Brasil fechou as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 com o pior desempenho…

1 hora ago

Eliminatórias: Brasil sucumbe à altitude e é derrotado pela Bolívia

Os 4.150 metros de altitude da cidade de El Alto pesaram muito e o Brasil…

1 hora ago

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Não será em 2026 que a Venezuela vai disputar sua primeira Copa do Mundo. Nesta…

1 hora ago

Brasil faz jogo melancólico, perde e vê a Bolívia comemorar ida à repescagem da Copa

A seleção brasileira foi derrotada nesta terça-feira por 1 a 0 pela Bolívia na 18ª…

1 hora ago

This website uses cookies.