Ucrânia diz ter atingido base aérea da Rússia e ter sido alvo de mais de 300 drones russos


A Ucrânia afirmou que atingiu uma base aérea russa neste sábado, 5, e que a Rússia continuou a bombardear o território ucraniano com centenas de drones, como parte de uma campanha de bombardeio intensificada que frustra esperanças de um avanço nos esforços para acabar com a guerra, que já dura mais de três anos.

O Estado-Maior da Ucrânia disse que as forças ucranianas atingiram a base aérea de Borisoglebsk, na região de Voronezh, descrevendo-a como a base de aviões de combate russos. Em uma publicação no Facebook, o Estado-Maior afirmou que atingiu um depósito de bombas, uma aeronave de treinamento e “possivelmente outras aeronaves”. Oficiais russos não comentaram imediatamente sobre o ataque.

Esse tipo de ataque a bases aéreas visa prejudicar a capacidade militar da Rússia e demonstrar a capacidade da Ucrânia de atingir alvos de alto valor. No mês passado, a Ucrânia afirmou ter destruído mais de 40 aviões russos estacionados em vários aeródromos no interior do Rússia, em um ataque surpresa com drones.

A força aérea da Ucrânia também informou que a Rússia disparou 322 drones contra o país na madrugada de sábado. Destes, 157 foram abatidos e 135 foram perdidos, provavelmente tendo sido bloqueados eletronicamente. A região ocidental de Khmelnytskyi, na Ucrânia, foi o principal alvo do ataque.

A Rússia tem intensificado os ataques de longo alcance na Ucrânia. Ondas de drones e mísseis visaram Kiev durante a noite de sexta-feira, no maior ataque aéreo desde que começou a invasão da Ucrânia pela Rússia. No sábado, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que duas pessoas morreram e 31 ficaram feridas.

A nova onda de ataques ocorreu após o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ter dito na sexta-feira que teve uma “conversa telefônica muito importante e produtiva” com o presidente dos EUA, Donald Trump. Os dois líderes discutiram como as defesas aéreas ucranianas poderiam ser fortalecidas, a possível produção conjunta de armas entre os EUA e a Ucrânia, e os esforços mais amplos liderados pelos EUA para acabar com a guerra com a Rússia, de acordo com um comunicado de Zelensky.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

BC não pode se deixar levar por emoções e dado pontual no Copom, diz Galípolo

Ao reafirmar o compromisso do Banco Central (BC) com a meta de inflação de 3%,…

5 segundos ago

Carreata de Milei é alvo de pedradas durante evento de campanha próximo a Buenos Aires

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 27/08/2025 17:08 O presidente da Argentina, Javier…

1 minuto ago

Gil do Vigor explica relacionamento com Diego Hypolito após surgir de mãos dadas com o ginasta

Gil do Vigor explicou seu relacionamento com Diego Hypolito depois de ser questionado por Ana…

4 minutos ago

5 lançamentos da Netflix em setembro de 2025

Setembro abre espaço para uma temporada recheada de novidades no catálogo da Netflix, no qual…

10 minutos ago

9 sucos verdes para ajudar a limpar o organismo

Os sucos verdes são uma opção incrivelmente benéfica para a saúde. Compostos por uma variedade…

14 minutos ago

Moradores de quatro municípios podem se inscrever no Aluguel Social – Portal Goiás

O Goiás Social e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) abrem inscrições para o Pra…

16 minutos ago

This website uses cookies.