O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia, Heorhii Tykhyi, afirmou que o país analisará os documentos providenciados pela Rússia antes de comentar sobre seus detalhes, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 2, ao lado do ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, após o término da segunda rodada de negociações.
Segundo o Baha Breaking News, Tykhyi disse que os russos recusaram propostas por cessar-fogo incondicional, algo que a Ucrânia considera “base para qualquer diplomacia”, mas que houve avanço nas conversas para agendar um encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e entre o ucraniano, Volodymir Zelenski. “Putin precisa estar presente” para as conversas de paz, pontuou.
De acordo com o The Guardian, Umerov acredita que os assuntos principais só poderão ser resolvidos nos níveis de liderança, em uma conversa que também deveria envolver outras autoridades, como o presidente dos EUA, Donald Trump. A Ucrânia propôs uma terceira rodada de negociações antes do fim de junho, entre os dias 20 a 30. Tykhyi enfatizou que “se Putin quiser encontrar Zelenski amanhã (terça, 3), ele estará pronto para encontrá-lo”.
O jornal britânico também relatou que a Rússia rejeitou ofertas para um cessar-fogo incondicional, segundo um dos negociadores ucranianos, mas que o lado russo revelou ter proposto dois a três dias de cessar-fogo temporário para avançar nas negociações. Em evento, Zelenski reiterou pedido de mais sanções sobre petroleiros da Rússia e aumento da pressão para que o país aceite o fim da guerra, além de defender que países não podem permitir que Putin decida “quem entra ou não” na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Por: Estadão Conteúdo
João Silva, filho do apresentador Faustão, falou a respeito da saúde do pai durante o…
Com bela recepção e grande apoio da torcida de Colônia, a seleção alemã conquistou a…
Em discurso na Avenida Paulista em um ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro neste…
O vice-presidente da Turquia, Cevdet Yilmaz, anunciou neste domingo, 7, em publicação no X, que…
Num discurso cheio de teor religioso, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu neste domingo, 7, o…
O pastor Silas Malafaia alegou neste domingo, 7, que o ministro Alexandre de Moraes, do…
This website uses cookies.