Categories: Últimas Notícias

Ucrânia aceita negociar paz ‘em qualquer formato’, desde que haja cessar-fogo


A Ucrânia está aberta a negociar o fim da guerra com a Rússia “em qualquer formato”, desde que haja um cessar-fogo efetivo, afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta terça-feira, 22. “Se os russos amanhã não apenas estiverem prontos para um cessar-fogo, mas se cessarem o fogo, estamos prontos para sentar e conversar”, declarou.

Segundo Zelensky, a delegação ucraniana tem mandato para discutir um acordo de cessar-fogo total ou parcial. “Estamos prontos para essa etapa”, disse, destacando o apoio de Kiev à proposta de trégua incondicional apresentada pelos Estados Unidos. Ele alertou, no entanto, que Moscou ainda não sinalizou disposição concreta. “Putin mostrou na Páscoa que, se querem reduzir ataques, reduzem. Mas até um cessar-fogo incondicional está muito longe”, afirmou.

Ao comentar um possível acordo de paz, Zelensky foi taxativo: “É impossível acertar todos os termos rapidamente”. Ele comparou o processo a “tentar ler um livro pelo meio” e criticou a pressa em discutir temas como soberania territorial antes do fim dos combates. “Se queremos realmente avançar para o fim da guerra, o primeiro passo é o cessar-fogo incondicional”, reforçou.

A Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, continua sendo um dos principais impasses. Zelensky reiterou que o país não aceitará a ocupação. “Não podemos simplesmente dizer ‘por que não?’. Isso está fora da nossa Constituição. É nosso território.” Questionado sobre rumores de pressão americana por concessões, respondeu: “Se houver uma proposta oficial, reagiremos. Até agora, são apenas sinais na imprensa”.

Na agenda internacional, Zelensky confirmou que está disposto a se encontrar com Donald Trump durante a ida do presidente americano ao Vaticano para o funeral do papa Francisco. Sobre o apoio militar, disse que a Ucrânia ainda aguarda resposta formal de Washington à solicitação por novos sistemas de defesa aérea Patriot. “Esta guerra é algo muito mais sério do que um jogo de pressão”, concluiu.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Osasco garante lugar no pódio do Mundial de Clubes feminino de vôlei

A medalha de bronze do Campeonato Mundial de Clubes feminino de vôlei, realizado em São…

8 horas ago

Palmeiras segura Corinthians e conquista o tetra do Paulista Feminino

O Palmeiras é tetracampeão paulista feminino. Neste domingo (14), as palestrinas perderam do Corinthians por…

11 horas ago

Flamengo busca reabilitação após derrota na Champions do basquete

O Flamengo volta a quadra neste domingo (14) pela Champions League das Américas, a "Libertadores" do basquete…

11 horas ago

3 receitas natalinas para comemorar em família

Nada combina mais com o Natal do que reunir quem amamos ao redor da mesa.…

12 horas ago

Coleira não é tudo igual: veja como escolher o modelo ideal

Além de ajudar no gasto de energia, o passeio é fundamental para a saúde emocional…

13 horas ago

Primeira edição da Copa das Campeãs terá final no estádio do Arsenal

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou que o Emirates Stadium, do Arsenal, e o…

13 horas ago

This website uses cookies.