O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, disse nesta terça-feira (3) que o parlamento realizará um voto de confiança em seu governo em 11 de junho, enquanto o país enfrenta uma “nova realidade política”. Ele pediu a votação depois que seu aliado político, o prefeito liberal de Varsóvia, perdeu a eleição presidencial polonesa do fim de semana para o conservador Karol Nawrocki.
“Estamos começando uma nova realidade política”, disse Tusk, no início de uma reunião de gabinete em Varsóvia. “Temos um novo presidente, mas a Constituição, nossas obrigações e as expectativas dos cidadãos não mudaram. Na Polônia, o governo governa, o que é uma grande obrigação e honra.”
O governo parlamentar de Tusk administra a maioria dos assuntos cotidianos na Polônia, em existência separada da presidência. Contudo, o presidente detém o poder de vetar leis e influenciar a política externa, e a vitória de Nawrocki tornará extremamente difícil para Tusk pressionar sua agenda pró-europeia.
Já há dúvidas sobre se a frágil coalizão de Tusk conseguirá sobreviver até as próximas eleições parlamentares, previstas para o final de 2027. Alguns de seus oponentes políticos pedem sua renúncia.
A decisão de convocar um voto de confiança é aparentemente uma tentativa de Tusk de reafirmar sua autoridade em uma situação política instável, na qual alguns de seus parceiros de coalizão podem estar menos propensos a querer permanecer com ele.
Tusk supervisiona uma coalizão de vários partidos que abrangem uma divisão ideológica, desde progressistas de esquerda a centristas e conservadores agrários. A coalizão dividida não conseguiu chegar a um acordo sobre algumas questões e o governo não cumpriu algumas das principais promessas de Tusk, incluindo a liberalização da restritiva lei do aborto. Fonte: Associated Press.*
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta sexta-feira, os astros influenciarão cada nativo de forma distinta, provocando mudanças sutis na forma…
Os mais de 64 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã na noite desta…
A noite de gala do esporte brasileiro teve Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco como…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de…
A fase final da terceira edição da Copinha Feminina tem início nesta sexta-feira (11). Às…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Paraúna – 7ª…
This website uses cookies.