A Turquia suspendeu a importação de carne de frango do Rio Grande do Sul, após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial em Montenegro (RS) na última sexta-feira, 16, informou o Ministério da Agricultura. Além disso, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro estão suspensas para 20 destinos, segundo levantamento mais recente do ministério.
Estão pausados temporariamente os embarques de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão, conforme o levantamento da pasta.
A lista inclui as nações que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país.
As suspensões temporárias e cautelares de compras de frango brasileiro de todo o território brasileiro, do Estado do Rio Grande do Sul, do município de Montenegro ou do raio de 10 km de onde o foco foi detectado estão previstas no protocolo sanitário acordado com o Brasil e os países importadores.
Há ainda mercados para os quais estão impedidas as exportações de frango proveniente do Rio Grande do Sul. É o caso da Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Casaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, União Euroasiática (Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão), além da Turquia que é a restrição mais recente.
O Japão e os Emirados Árabes Unidos suspenderam as compras de carne de frango e derivados do município de Montenegro, onde o foco da doença foi detectado, conforme prevê o protocolo acordado pelos países com o Brasil.
Já os protocolos acordados entre Brasil e Cingapura, Hong Kong, Argélia, Índia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Usbequistão, Vanuatu e Vietnã preveem a regionalização dos embarques para um raio de 10 quilômetros do foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).
O governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As conversas já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro.
Por: Estadão Conteúdo
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Kansas City, Jeff Schmid,…
Na noite desta quarta-feira, 20, uma operação de patrulhamento tático resultou na prisão de um…
Um estudante fincou um lápis na cabeça de um colega durante um briga dentro da…
O custo da cesta básica de alimentos caiu em julho em 15 capitais brasileiras, enquanto…
Na quinta-feira, 14, a Caravana Empreender com Você, promovida pelo Sebrae Goiás, esteve em Vila…
O deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator do projeto que veda descontos relativos a mensalidades…
This website uses cookies.