Tudo ou nunca mais, Cazuza Exagerado mostra sua cara


“Vida intensa, vida breve”, bradou Cazuza nos últimos anos de vida, e não por acaso os mais intensos de sua carreira. O cantor morreu com apenas 32 anos, no dia 7 de julho de 1990, e não pôde comprovar que também estava certo quando disse que via “o futuro repetir o passado”.

E 35 anos depois de sua morte, seus versos, que imploram que o Brasil mostre a sua cara, estão de volta ao horário nobre, na abertura de Vale Tudo, e ele ganha uma exposição que leva fãs e curiosos a conhecerem sua infância, juventude, carreira e luta contra a aids.

Cazuza Exagerado ocupa 1.200 m², divididos em nove salas, no topo do Shopping Leblon, bairro da zona sul carioca onde ele morou. A curadoria ficou a cargo do escritor e jornalista Ramon Nunes Mello e foi aprovada por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza – e de Agenor de Miranda Araújo Neto, como mostra a primeira sala da mostra, que exibe sua certidão de nascimento, boletins escolares, fotos da época de menino e até a roupinha de batismo do ídolo.

Mas esse museu construído em sua homenagem também traz grandes novidades, como ele mesmo diria. A exposição resgata seu passado, claro, com itens de acervo pessoal como a máquina de escrever na qual transcrevia suas letras, manuscritos originais e até a camiseta usada na turnê do primeiro álbum solo, Exagerado, que está completando 40 anos em 2025 e não por acaso dá nome ao evento.

A inovação se faz presente por conta das experiências imersivas e interativas em ambientes que recriam lugares marcantes da vida de Cazuza. Entre eles estão a Pizzaria Guanabara, também localizada no Leblon, onde era comum o cantor varar a madrugada com os amigos, e o Cassino do Chacrinha, programa de auditório no qual apresentou músicas como O Nosso Amor a Gente Inventa e Ideologia.

Réplica

A entrada do público é dividida por horários. Assim, é possível curtir com calma a icônica apresentação do Barão Vermelho no Rock in Rio 1985, disponível em telão; ouvir as canções do poeta e suas entrevistas; passear por Ipanema com “Caju”, como era chamado pelos mais próximos, e seus amigos; e finalizar o passeio no Canecão. Depois de passar pelo camarim, réplica do original da época, o visitante se depara com o próprio Cazuza em forma de holograma cantando os sucessos O Tempo Não Para e Codinome beija-flor.

Mas a emoção não acaba por aí. Na última sala, a estrela é o poema Cineac Trianon, escrito por ele em 1989 e só publicado no ano passado, no livro póstumo Meu Lance É Poesia. Nos alto-falantes, as vozes de Daniel de Oliveira, Emílio Dantas e Jullio Reis, que interpretaram Cazuza na ficção, declamam seus versos. Quem já foi, concorda: o poeta não morreu. Ele continua a brilhar, apesar de não estar mais por aqui.

Cazuza Exagerado

Onde: Shopping Leblon. Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Rio.

Quando: 2ª/sáb., 10h/22h; dom. e feriados, 13h/21h.

Quanto: R$ 50/R$ 100



Por:Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Estação Palmeiras-Barra Funda é alvo de queixas de lotação

Passageiros relataram transtornos na Estação Palmeiras-Barra Funda na manhã desta segunda-feira, 25. Em vídeos divulgados…

38 segundos ago

Financiamento de veículos no Brasil cresce 2,1% em julho ante julho de 2024, diz B3

As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 639 mil unidades em julho deste ano,…

2 minutos ago

Trump diz que pretende fazer acordos como o da Intel para os EUA ‘o dia inteiro’

Por Pedro Lima. - 25/08/2025 11:16 O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira,…

11 minutos ago

‘Não sou um ditador’, diz Trump ao comentar planos de federalizar polícias municipais dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que seja um "ditador" ao anunciar planos…

12 minutos ago

Zé Felipe chama Dado Dolabella de ‘folgado’ ao comentar episódio com Luan Pereira

Zé Felipe comentou o atrito entre Dado Dolabella e Luan Pereira ocorrido na última semana…

15 minutos ago

7 penteados para valorizar cabelos cacheados e crespos

Os cabelos cacheados têm ganhado cada vez mais destaque, tornando-se sinônimo de personalidade, autenticidade e…

25 minutos ago

This website uses cookies.