Por Redação O Estado de S. Paulo – 30/10/2025 09:23
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para a próxima terça-feira, 4, a análise duas ações que podem levar à cassação e à inelegibilidade do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). Os dois são acusados de irregularidades na contratação de funcionários do Ceperj para atuar como cabos eleitorais e sempre negaram as acusações.
O caso chegou ao TSE após o MP Eleitoral recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que absolveu a dupla. O caso é relatado pela ministra Isabel Gallotti, que liberou o processo para julgamento na reta final de seu mandato na Corte Eleitoral, que vai até 21 de novembro.
Para a Procuradoria-Geral Eleitoral, Cláudio Castro cometeu abuso de poder político e econômico e deveria ser cassado. Se ele deixar a função, assumiria em seu lugar o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ricardo Couto de Castro.
O desembargador já terá que assumir a função em abril se Cláudio Castro deixar a função para se candidatar a outro cargo. O governador não pode mais disputar a reeleição. Bacellar, por sua vez, pretende concorrer ao governo estadual.
Castro está envolto nos últimos dias na polêmica da operação das polícias fluminense contra integrantes do Comando Vermelho, que se tornou a mais letal da história. Até a noite desta quarta-feira, o Estado confirmava 121 mortos. A Defensoria Pública fala em 132.
Por: Estadão Conteúdo
A população de gatos no Brasil cresceu 5,4% nos últimos anos, passando de 29,2 milhões…
A capital goiana recebeu nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a Caravana Empreender…
A Câmara Municipal aprovou o requerimento da vereadora Taiza Aparecida de Andrade que solicita a…
A Jalles está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação profissional exclusivo para…
Cinco pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas após um grave sinistro de trânsito registrado…
A unidade prisional de Goianésia recebeu recentemente doação de livros da Citadel Grupo Editorial, destinada…
This website uses cookies.