A Espanha foi alvo de críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por não “cumprir o compromisso” acordado por todos os países-membros da aliança de elevar os gastos com defesa a 5% do PIB. “Terrível o que a Espanha fez”, disse o republicano nesta quarta-feira.
Trump enfatizou que Madri foi o único membro da aliança a “descumprir” o pacto, e indicou que pretende impor custos econômicos à Espanha durante as negociações bilaterais de sua política tarifária. O governo espanhol, na verdade, acertou acordo com a Otan para ser excluído da necessidade de cumprir a nova meta.
“Eles pagarão o dobro em um acordo comercial conosco. Estou falando sério. Os espanhóis pagarão de volta para nós em negociações comerciais”, prometeu Trump.
“Eu faço questão de negociar diretamente com a Espanha. A Espanha vai pagar”, completou Trump, elevando as críticas.
Mais cedo, também na cúpula da Otan, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, respondeu indiretamente falas recentes de Trump sobre o país ibérico ser um “problema” nas negociações da Otan. “Sempre somos a solução, nunca o problema”, disse Sanchez. Pela manhã, um comunicado divulgado pela Otan afirmava que todos os aliados se comprometeram com a nova meta de gastos de 5% do PIB com defesa, no entanto.
Por: Estadão Conteúdo
Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…
O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…
Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…
O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…
This website uses cookies.