Trump pune Canadá por promessa de reconhecer Estado palestino


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 01/08/2025 07:12

Donald Trump puniu nesta quinta, 31, o Canadá com uma tarifa de importação de 35%, sugerindo ter sido uma retaliação ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, que prometeu reconhecer a Palestina em setembro. “Isso (a decisão de Carney) torna muito difícil para nós fazermos um acordo comercial com eles”, escreveu o americano na plataforma Truth Social.

O prazo para um acordo termina nesta sexta, 1º, mas o presidente já assinou um decreto elevando as tarifas sobre produtos canadenses de 25% para 35%. A taxa vale para toda importação não abrangida pelo tratado comercial entre EUA, México e Canadá (USMCA, o antigo Nafta) – a grande maioria dos produtos, portanto, segue protegida. A justificativa, diz a Casa Branca, foi a “inação” do governo canadense e em “retaliação” ao comportamento de Carney.

Mudança

Até então, o primeiro-ministro vinha dizendo que as negociações com Trump eram construtivas, mas admitia que elas poderiam não ser concluídas no prazo. Na quarta-feira, 30, ele se juntou à França, prometendo reconhecimento do Estado palestino desde que a Autoridade Palestina cumpra algumas condições: reformas, eleições (sem o Hamas), medidas anticorrupção e um Estado desmilitarizado.

A decisão de Carney foi parecida com a do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que na terça-feira, 29, ameaçou embarcar no movimento diplomático da França, a menos que Israel adote medidas para amenizar a fome em Gaza e aceite um cessar-fogo.

Curiosamente, a reação de Trump não foi a mesma. O presidente estava ao lado de Starmer no momento do anúncio e não disse nada. “Não me importo que ele assuma uma posição”, afirmou o americano, ao ser questionado se concordava com o britânico. Foi só no dia seguinte que ele voltou a repetir o mantra de Israel, que o reconhecimento do Estado palestino seria uma “recompensa para o Hamas”.

Apesar da pressão americana, Israel está cada vez mais isolado, segundo Johann Wadephul, ministro das Relações Exteriores da Alemanha, que visitou ontem Jerusalém. “Israel deve cultivar parceiros na comunidade internacional. E isso está em risco. Se há um país que deve impedir esse isolamento é a Alemanha”, disse Wadephul – até agora, Berlim manteve a posição de que o reconhecimento da Palestina é o último passo de um acordo com Israel.

Outros foram mais longe ontem. A Eslovênia se tornou o primeiro país da Europa a adotar um embargo proibindo a compra, venda e trânsito de armas israelenses pelo país. Israel respondeu, dizendo que a decisão da Eslovênia é “irrelevante”, já que o comércio entre os dois países é pequeno.

Sanções

Ontem, os EUA também impuseram sanções a integrantes da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), acusados de “internacionalizar o conflito com Israel”. Segundo o Departamento de Estado, a medida inclui a suspensão de vistos de membros das duas organizações por apoiarem o terrorismo e incitarem a violência.

O governo americano não especificou quem seriam as pessoas afetadas pelas sanções. A recusa em conceder vistos pode dificultar a participação na Assembleia-Geral da ONU, em setembro, quando França, Canadá e Reino Unido podem anunciar o reconhecimento da Palestina. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘Muitas partidas sem gols sofridos’

Técnico do Corinthians, Dorival Júnior, elogiou o desempenho da equipe após o triunfo sobre o…

5 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 26/10/2025

Neste domingo, os movimentos astrológicos trarão uma energia intensa, capaz de despertar emoções profundas e…

19 minutos ago

Rayssa Leal é superada por japonesa na última rodada e leva o vice da etapa de Las Vegas da SLS

Depois da frustração em Paris há duas semanas, quando foi eliminada na primeira fase, Rayssa…

25 minutos ago

Mirassol derrota Sport na Ilha do Retiro e chega a quatro vitórias seguidas no Brasileirão

Confirmando o fato de ser a sensação do Campeonato Brasileiro, o Mirassol foi até a…

33 minutos ago

Avaí vence Paysandu em Belém e complica situação do time paraense na classificação da Série B

O Paysandu vive um cenário desesperador na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste…

41 minutos ago

Flamengo tropeça em Fortaleza e vê o Palmeiras manter a ponta do Brasileirão

O Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado…

1 hora ago

This website uses cookies.