Trump pede à Suprema Corte que impeça acesso de órgão fiscalizador a documentos do Doge


O governo Trump solicitou à Suprema Corte nesta quarta-feira, 21, que bloqueie ordens judiciais que exigem que o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), de Elon Musk, entregue documentos sobre suas operações a um grupo fiscalizador do governo.

O último recurso emergencial do Departamento de Justiça (DoJ) à corte suprema questiona se o Doge, que tem papel central no esforço do presidente Donald Trump para reformar o governo, é uma agência federal sujeita à Lei de Liberdade de Informação (FOIA, na sigla em inglês). O governo argumenta que o Doge é apenas um órgão consultivo presidencial, isento de pedidos de documentos pela FOIA.

A gestão quer que os ministros da Corte congelem as ordens que obrigariam o Doge a entregar documentos ao grupo Citizens for Responsibility and Ethics in Washington (CREW) e que a administradora interina do Doge, Amy Gleason, responda perguntas sob juramento nas próximas três semanas. O CREW entrou com processo em fevereiro, alegando que o Doge “exerce um poder chocantemente amplo” sem transparência sobre suas ações.

Em março, o juiz distrital Christopher Cooper considerou que o papel do Doge vai além do consultivo, citando suas alegações de ajudar a fechar a USAID e cortar bilhões de dólares em contratos governamentais. “Cancelar qualquer contrato governamental parece exigir autoridade substancial, e cancelá-los nessa escala certamente exige”, escreveu Cooper. O Doge “provavelmente tem pelo menos alguma autoridade independente para identificar e demitir funcionários federais, programas federais e contratos federais.”

Um painel do tribunal de apelações federal em Washington inicialmente suspendeu a ordem de Cooper, mas outro painel a restabeleceu depois. Cooper estabeleceu prazo para o governo cumprir a decisão até 13 de junho. O procurador-geral John Sauer pediu que a Suprema Corte aja rapidamente, chamando as ordens de Cooper de “extraordinariamente amplas e intrusivas.”

O caso é o mais recente de uma série de recursos emergenciais levados à Suprema Corte após tribunais inferiores bloquearem partes da agenda de Trump.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Trump diz que demitirá diretora do Fed, se ela não renunciar após suposta fraude hipotecária

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 22, que demitirá a diretora…

3 minutos ago

Cariúcha é flagrada aos beijos com filho de Gugu

Cariúcha, de 41 anos, está com um novo romance: ela foi flagrada trocando carinhos com…

7 minutos ago

Brasileira é deportada de Portugal e separada dos filhos: ‘emocional destruído’

Uma brasileira com residência em Portugal foi deportada ao Brasil depois de ser barrada pela…

10 minutos ago

BRB confirma Vorcaro fora da gestão do Master e diz que novo banco terá valor de R$ 100 bi

O Banco de Brasília (BRB) confirmou nesta sexta-feira, 22, por meio de fato relevante ao…

11 minutos ago

Estudante de Direito é presa em SP por operar ‘golpe dentro de golpe’

Policiais do (Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil do Estado, prenderam três…

18 minutos ago

Produtora de etanol de milho FS recebe sinal verde da ANP para avaliar estocagem de CO2 em MT

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a FS, produtora de…

19 minutos ago

This website uses cookies.