Trump liga energia nuclear à corrida da IA e ordena expansão do setor


Por Redação O Estado de S. Paulo – 24/05/2025 08:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou quatro decretos para acelerar a construção de usinas nucleares no país e impulsionar o setor na área civil. O objetivo, segundo ele, é a retomada americana na liderança da energia nuclear.

Durante o evento na Casa Branca, ele ligou o setor à atual corrida da inteligência artificial (IA). Segundo Trump, a crescente demanda energética provocada por tecnologias emergentes, como a IA, exige novas fontes confiáveis de energia.

Trump defendeu a energia nuclear como essencial para os planos estratégicos de seu governo, e reforçou que trata-se de uma fonte “segura e boa para o meio ambiente”. “Avançaremos com usinas nucleares bem rapidamente e de maneira muito segura”, disse ele.

Para isso, o governo americano buscará flexibilização nas regras atuais. Um dos decretos determina que a Comissão Reguladora Nuclear (NRC), o órgão independente de segurança do país, simplifique as exigências.

Mais tarde, ao dar mais detalhes sobre o anúncio do presidente, a Casa Branca explicou que os decretos preveem impacto em três frentes principais do setor nuclear civil.

Primeiro, os textos autorizam a realização de testes com novos projetos de reatores em laboratórios do Departamento de Energia (DoE). Segundo, liberam construções de instalações nucleares em terras federais, com o argumento de proteger a segurança nacional e econômica. E, terceiro, sobre as flexibilizações, obrigam a NRC a emitir decisões de licenciamento em prazos definidos, com o objetivo de eliminar entraves burocráticos.

“Nos últimos 30 anos, paramos de construir reatores nucleares nos EUA. Isso termina agora”, afirmou Michael Kratsios, diretor do Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca. Kratsios acrescentou que os decretos visam restaurar a cadeia de suprimento de combustível nuclear dentro dos EUA.

O secretário de Energia, Chris Wright, celebrou o pacote de medidas. “Com o surgimento da IA e as políticas pró-manufatura de Trump, a energia nuclear civil americana está sendo liberada no momento ideal”, disse.

“Este é um dia enorme para a indústria nuclear”, disse Doug Burgum, secretário do Interior, ao lado de Trump em uma cerimônia de assinatura no Salão Oval. “Marquem este dia em suas agendas. Isso vai fazer o tempo voltar atrás em mais de 50 anos de excesso de regulamentação.”

Em um de seus primeiros atos no cargo, Trump declarou “emergência energética nacional”, afirmando que o país não tinha eletricidade suficiente para atender às suas crescentes necessidades, especialmente para data centers que operam com IA. Embora a maioria de suas ações tenha se concentrado em impulsionar o carvão, o petróleo e o gás natural, autoridades do governo também apoiaram a energia nuclear.

Essa abordagem tem apoio bipartidário no Congresso. Embora alguns democratas continuem se opondo devido a preocupações com a segurança e o descarte de resíduos nucleares, um número crescente tem adotado a tecnologia por ela não produzir emissões que aquecem o planeta.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO incinera 5,8 toneladas de drogas – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc),…

13 minutos ago

Coritiba tem gol anulado no fim, empata sem gols com o Goiás, mas segue líder da Série B

Um dos duelos mais aguardados da 26ª rodada terminou com o Coritiba se mantendo na…

55 minutos ago

Stefani e Babos mostram força e SP Open terá brasileira campeã em final contra Pigossi e Ingrid

Principais favoritas em duplas no SP Open, Luisa Stefani e Timea Babos não decepcionaram e…

1 hora ago

Briga entre torcidas de Ceará e Fortaleza interrompe clássico de futsal do Campeonato Cearense

Uma briga generalizada entre torcedores das organizadas de Ceará e Fortaleza interrompeu o Clássico-Rei de…

1 hora ago

Filho de Popó é alvo do MP-PR em operação contra manipulação de jogo da Série C

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) investiga dois empresários, Igor Gutierrez Freitas e Rodrigo Rossi…

3 horas ago

This website uses cookies.