Trump diz que EUA vão parar de bombardear os Houthis no Iêmen


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 06/05/2025 16:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 6, que os Estados Unidos irão interromper os ataques contra os Houthis, no Iêmen, após afirmar que o grupo rebelde apoiado pelo Irã expressou que “não quer mais lutar”.

“Nós honraremos isso e interromperemos os bombardeios”, disse Trump a repórteres no Salão Oval durante uma conversa com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. “Nós acreditaremos na palavra deles. Eles dizem que não atacarão mais navios, e esse é o propósito do que estávamos fazendo.”

Trump negou ter feito um “acordo” com o grupo iemenita e se recusou a fornecer mais detalhes sobre a decisão.

“Eles disseram: ‘Por favor, não nos bombardeiem mais, e não vamos atacar seus navios'”, disse Trump.

Os Houthis não se manifestaram publicamente após as declarações de Trump, mas o grupo rebelde disse na manhã desta terça-feira que estava travando “uma guerra santa para ajudar o povo palestino injustiçado de Gaza”.

Campanha militar

Os Estados Unidos vêm realizando ataques aéreos contra alvos dos houthis no Iêmen desde março. A campanha ocorreu em resposta aos ataques do grupo rebelde a embarcações comerciais que navegam em importantes rotas marítimas no Oriente Médio.

A campanha de bombardeios dos EUA contra os Houthis levou ao aumento das tensões com o Irã, que, segundo Trump, está “ditando cada movimento” dos rebeldes.

“Cada tiro disparado pelos Houthis será visto, a partir de agora, como um tiro disparado pelas armas e pela liderança do Irã, e o Irã será responsabilizado e sofrerá as consequências, e essas consequências serão terríveis!”, escreveu Trump nas redes sociais no dia 17 de março.

Ataque israelense

As falas de Trump sobre o fim da campanha aérea americana contra os Houthis ocorreram depois que um bombardeio israelense atingiu o aeroporto internacional da capital do Iêmen, Sanaa, em retaliação ao míssil balístico que caiu nos arredores do aeroporto internacional de Ben Gurion, em Tel-Aviv, no domingo, 4, que deixou seis feridos.

O ataque israelense matou 3 pessoas e feriu mais de 30, segundo autoridades de saúde ligadas aos Houthis.

O aeroporto internacional de Sanaa oferece uma das poucas conexões restantes com o mundo exterior para os mais de 20 milhões de iemenitas que vivem no território controlado pelos Houthis, servindo como meio de obter tratamento médico vital e de se conectar com o trabalho e seus entes queridos no exterior.

Antes do ataque desta terça-feira, o Exército israelense havia feito um apelo nas redes sociais ameaçando o aeroporto e ordenando a saída de todos na área. Aviões de guerra israelenses também atingiram usinas de energia e uma fábrica de cimento no Iêmen.

“O ataque foi realizado em resposta ao ataque lançado pelo regime terrorista houthi contra o Aeroporto Ben Gurion”, apontou o Exército, em um comunicado. “Pistas de voo, aeronaves e infraestrutura do aeroporto foram atingidas”, acrescentou o comunicado.

Analistas iemenitas afirmam que os Houthis não serão dissuadidos pelos bombardeios e que o conflito com os Estados Unidos e Israel apenas fortalece o grupo.

“Ataques aéreos nunca dissuadiram os Houthis no passado”, disse Nadwa al-Dawsari, analista iemenita do Instituto do Oriente Médio, em Washington. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

O que significa veranico e por que a temperatura pode chegar a 32°C em SP

Depois de semanas com baixas temperaturas, os termômetros voltam a subir em São Paulo. A…

6 minutos ago

Ciclone extratropical se forma no Sul do País e eleva risco de tempestades severas

Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 10:38 Um ciclone extratropical, que se…

31 minutos ago

Flamengo anuncia bet que dá naming right ao Brasileirão como nova patrocinadora master

O Flamengo anunciou nesta segunda-feira o acordo com a Betano para substituir a Pixbet como…

34 minutos ago

Atriz de ‘Game of Thrones’ disse que sentiu ânsia de vômito ao beijar ator em cena

Conhecidos mundialmente por interpretar os irmãos Sansa e Jon Snow em Game of Thrones, Sophie…

36 minutos ago

João Fonseca sobe para 44º e iguala Saretta como 9º melhor brasileiro da história no ranking

Após uma boa campanha no Masters 1000 de Cincinnati, em preparação para o US Open,…

56 minutos ago

This website uses cookies.