Trump comemora ‘dia bem-sucedido’ após encontro com Putin sem acordo pelo fim da guerra


Após o esperado encontro com Vladimir Putin no Alasca nessa sexta-feira, 15, o presidente americano Donald Trump publicou uma declaração na rede Truth Social destacando o que classificou como um dia “grande e muito bem-sucedido”, apesar de a cúpula terminar sem cessar-fogo na Ucrânia ou sinais de avanço.

Segundo o americano, a conversa com o presidente russo “correu muito bem”, assim como uma ligação feita posteriormente com o presidente ucraniano Volodmir Zelenski. Trump e Zelenski devem se encontrar na próxima segunda-feira, 18, em Washington.

Trump também afirmou que pretende comunicar pessoalmente aos líderes da OTAN e a Zelenski sobre o teor da conversa com Putin. Na publicação, defendeu que apenas um acordo de paz definitivo poderá realmente encerrar o conflito, rejeitando a ideia de um “simples cessar-fogo” que, segundo ele, “muitas vezes não se sustenta”.

“Um grande e muito bem-sucedido dia no Alasca! A reunião com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, correu muito bem, assim como uma ligação telefônica noturna com o presidente Zelensky, da Ucrânia, e vários líderes europeus, incluindo o altamente respeitado secretário-geral da OTAN”, disse o presidente norte-americano, referindo-se a Mark Rutte.

“Foi determinado por todos que a melhor maneira de acabar com a guerra horrível entre Rússia e Ucrânia é ir diretamente para um acordo de paz, que encerraria a guerra, e não para um simples acordo de cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta. O presidente Zelensky virá a Washington, ao Salão Oval, na tarde de segunda-feira. Se tudo der certo, então agendamos um encontro com o presidente Putin. Potencialmente, milhões de vidas poderão ser salvas. Obrigado pela atenção a esse assunto!”, concluiu Trump.

Apesar do tom otimista da publicação, a reunião não resultou em medidas práticas sobre o alívio das sanções contra Moscou ou avanços diplomáticos concretos para o fim da guerra. Ainda assim, Putin saiu com vitórias simbólicas: foi recebido nos Estados Unidos após mais de uma década e ganhou o retrato de estadista que buscava ao lado do republicano.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente russo afirmou que ambos haviam concordado em “pavimentar o caminho para a paz na Ucrânia”, sem revelar detalhes. Trump, por sua vez, ponderou: “Ainda não chegamos lá, mas já avançamos. Não há acordo até que haja um acordo.”

A coletiva foi encerrada sem espaço para perguntas da imprensa. Putin, antes de sair, falou em inglês para agradecer ao republicano e o convidou para uma nova cúpula em Moscou. “Essa é interessante. Vou receber algumas críticas, mas acho que pode acontecer”, respondeu Trump.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Caminhão bitoneira tomba em rótula da lagoa e mobiliza bombeiros

Um acidente de trânsito envolvendo um caminhão bitoneira carregado com concreto usinado foi registrado na…

19 minutos ago

Bombeiros resgatam trabalhadora após acidente de trabalho no oeste de Goianésia

Uma ação rápida do Corpo de Bombeiros Militar foi fundamental para o resgate de uma…

2 horas ago

Em busca do primeiro emprego? Então,corra! Retomada realiza Feirão de Empregos para público jovem – Portal Goiás

Feirão de Empregos: Governo de Goiás oferta mais de 3 mil vagas para candidatos de…

4 horas ago

Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas

O Ministério da Saúde vai intensificar o acompanhamento da saúde das crianças indígenas. Nesta segunda-feira…

12 horas ago

Itapuranga ganha um novo espaço para os empreendedores da cidade e com o suporte de um PAV da Receita Federal | ASN Goiás

Descerramento da placa de reinauguração da Sala do Empreendedor em Itapuranga (Fotos Vitor Diniz) Itapuranga…

14 horas ago

PCGO prende em flagrante homem que ameaçou ex-namorada adolescente em Caldas Novas – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central-Geral de Flagrantes de Caldas Novas –…

19 horas ago

This website uses cookies.