O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva comprometendo-se a usar todas as medidas, incluindo ação militar dos EUA, para defender o Catar, país rico em energia – embora ainda não esteja claro qual será o peso real dessa promessa.
O texto da ordem, disponível nesta quarta-feira no site da Casa Branca, mas datado de segunda-feira, parece ser mais uma tentativa de Trump de assegurar os catarianos após o ataque surpresa de Israel ao país, que teve como alvo líderes do Hamas no momento em que avaliavam aceitar um cessar-fogo com Israel na guerra na Faixa de Gaza.
A ordem cita a “estreita cooperação” e os “interesses comuns” entre os dois países, prometendo “garantir a segurança e a integridade territorial do Estado do Catar contra ataques externos”. “Os Estados Unidos considerarão qualquer ataque armado contra o território, a soberania ou a infraestrutura crítica do Estado do Catar como uma ameaça à paz e à segurança dos Estados Unidos”, diz o texto.
“Na hipótese de tal ataque, os Estados Unidos adotarão todas as medidas legais e apropriadas – incluindo diplomáticas, econômicas e, se necessário, militares – para defender os interesses dos Estados Unidos e do Estado do Catar e restaurar a paz e a estabilidade.”
A ordem aparentemente foi assinada durante a visita a Washington, na segunda-feira, do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Segundo a Casa Branca, Trump organizou uma ligação telefônica de Netanyahu para o Catar durante a visita, na qual o premiê israelense “expressou seu profundo pesar” pelo ataque que matou seis pessoas, incluindo um membro das forças de segurança catarianas.
Fonte: Associated Press
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao…
A empresa de tecnologia para saúde Bionexo, que tem entre seus acionistas o fundo norte-americano…
Se você procura novas ideias de receitas saudáveis e deliciosas para o almoço ou jantar,…
O Parque Olímpico da Barra da Tijuca recebeu nesta quarta-feira (1) a primeira visita técnica…
As bolsas de Nova York fecharam em alta no primeiro dia de paralisação das atividades…
Os ministros das Finanças de países membros do G7 afirmaram considerar medidas comerciais e outras…
This website uses cookies.