Os Estados Unidos voltaram a colocar sanções sobre a mesa como instrumento de pressão contra a Rússia, desta vez no contexto de uma possível trégua temporária – e, posteriormente, permanente – na guerra da Ucrânia. Em publicação nesta quinta-feira, 8, na Truth Social, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que “caso o cessar-fogo não seja cumprido, os EUA e seus parceiros imporão novas sanções à Rússia”. A proposta de trégua, segundo ele, é por um “cessar-fogo incondicional de 30 dias”.
Trump disse que os EUA estão comprometidos com a paz ao lado dos europeus. “Milhares de jovens soldados estão morrendo semanalmente, e todos deveriam querer que ISSO PARE. Eu quero, e os Estados Unidos da América também”, escreveu. “Estarei disponível a qualquer momento, caso meus serviços sejam necessários.”
Paralelamente, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou, por meio de comunicado, que seu país está pronto para aceitar a trégua imediata. “Informo também que a Ucrânia está pronta para um cessar-fogo de 30 dias a partir de hoje. Esperamos que a Rússia aceite esta proposta”, disse, após conversa telefônica com Trump realizada nesta tarde.
Zelensky afirmou que discutiu com Trump “a necessidade de esforços contínuos pela paz, incluindo medidas concretas que podem ser tomadas”. Segundo ele, os dois líderes “concordaram em manter contatos futuros”. Ele ainda reforçou a disposição da Ucrânia para negociações, mas com um alerta: “A Rússia deve demonstrar seriedade em sua intenção de encerrar a guerra, começando com uma cessação total e incondicional das hostilidades.”
Por: Estadão Conteúdo
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 19:46 A Polícia Militar do Estado…
O novo boletim divulgado pelo hospital Einstein Hospital Israelita, na tarde desta segunda-feira, 18, informa…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da Central de Flagrantes e Pronto…
A semana de 18 a 24 de agosto chega com novidades que prometem prender a…
Durante a dieta, pode parecer difícil preparar refeições leves e saudáveis com legumes e vegetais.…
O Napoli ainda nem estreou na próxima temporada e o ano de 2025 já pode…
This website uses cookies.