Um tribunal federal de Washington (EUA) decidiu nesta terça-feira (9) que a diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook pode permanecer no cargo enquanto luta contra os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para demiti-la.
A juíza Jia M. Cobb determinou que o presidente do Fed, Jerome Powell, e o Conselho de Diretores da instituição “sejam preliminarmente proibidos de efetivar de qualquer forma a remoção da autora [Cook] de sua posição como membro do Conselho de Diretores com base nos motivos declarados na carta do presidente [Trump] de 25 de agosto de 2025, incluindo tratá-la como se tivesse sido removida e negar ou obstruir seu acesso a quaisquer dos benefícios ou recursos de seu cargo, até a resolução deste litígio”.
No dia 25 passado, Trump publicou uma carta de demissão de Cook na rede Truth Social, sob a acusação – sem provas – de que a dirigente cometeu fraude hipotecária na aquisição de duas propriedades em 2021, antes de ingressar no Fed.
Os advogados de Cook argumentaram que a demissão era ilegal porque presidentes do país só podem demitir diretores do Fed “por justa causa” – o que significa ineficiência, negligência no cumprimento do dever ou má conduta no cargo.
*Com informações da Associated Press.
Contato: gabriela.silva@estadao.com
Por: Estadão Conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar nesta quarta-feira, 10, o Federal…
Atravessando grave crise financeira, com uma dívida de R$ 2,5 bilhões, o Corinthians vê na…
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que "salta aos olhos" a…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos…
Na noite desta terça-feira, 09, militares (CB Vieira, CB Vinícius e SD Fontineles) da Força…
O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil avançou 0,7% na passagem…
This website uses cookies.