Tribunal destitui primeira-ministra tailandesa por ligação comprometedora com líder do Camboja


O Tribunal Constitucional da Tailândia destituiu Paetongtarn Shinawatra de sua posição como primeira-ministra nesta sexta-feira, 29, alegando que, como líder do país, ela violou as regras constitucionais de ética em uma ligação telefônica com o presidente do Senado do Camboja, Hun Sen.

A decisão significa que ela perde imediatamente seu cargo, que ocupava há cerca de um ano. Paetongtarn foi suspensa de suas funções em 1º de julho, quando o tribunal concordou em ouvir o caso contra ela, e o vice-primeiro-ministro Phumtham Wechayachai assumiu suas responsabilidades.

A ligação de 15 de junho de Paetongtarn com Hun Sen, que vazou, tinha como objetivo aliviar as tensões sobre reivindicações territoriais ao longo da fronteira, mas gerou indignação na Tailândia porque Paetongtarn parecia excessivamente amigável ao discutir uma questão de segurança nacional e parecia difamar um general do exército tailandês.

O áudio da ligação foi vazado online por Hun Sen, que foi primeiro-ministro do Camboja por 38 anos até que seu filho Hun Manet assumiu o cargo em 2023. A ligação ocorreu quando as tensões de longa data sobre a fronteira aumentaram após um soldado cambojano ser morto em um breve incidente de violência em território disputado em maio. No final de junho, os dois países se envolveram em cinco dias de combate que mataram dezenas de pessoas e deslocaram mais de 260 mil.

A decisão do tribunal coloca a coalizão governante liderada pelo partido Pheu Thai de Paetongtarn em uma posição instável. A controvérsia sobre a ligação telefônica fez com que o Partido Bhumjaithai, o maior parceiro do Pheu Thai, se retirasse, deixando a coalizão com uma maioria apertada de assentos na Câmara dos Representantes. Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas

O Ministério da Saúde vai intensificar o acompanhamento da saúde das crianças indígenas. Nesta segunda-feira…

1 hora ago

Itapuranga ganha um novo espaço para os empreendedores da cidade e com o suporte de um PAV da Receita Federal | ASN Goiás

Descerramento da placa de reinauguração da Sala do Empreendedor em Itapuranga (Fotos Vitor Diniz) Itapuranga…

4 horas ago

PCGO prende em flagrante homem que ameaçou ex-namorada adolescente em Caldas Novas – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central-Geral de Flagrantes de Caldas Novas –…

8 horas ago

Força Tática recaptura foragido da Justiça por homicídio em Goianésia

A Força Tática do 23º Batalhão da Polícia Militar recapturou, neste sábado, 17, um foragido…

8 horas ago

Restaurante do Bem é reinaugurado em Luziânia – Portal Goiás

Restaurante do Bem em Luziânia: unidade passou por reestruturação completa e vai servir até mil…

9 horas ago

Técnicos de enfermagem são investigados por usar desinfetantes em mortes na UTI do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga pelo menos 20 laudos de óbitos registrados…

9 horas ago

This website uses cookies.