Tribunal derruba condenação de ex-assessor de Moraes por disparo de arma de fogo em casa


A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu nesta terça-feira, 16, o perito computacional Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no processo que o levou a ser preso em flagrante em 2023. Tagliaferro havia sido condenado na primeira instância a 2 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão por disparo de arma de fogo no contexto de violência doméstica. Ele alega que o tiro foi acidental.

Em nota, o advogado Eduardo Kuntz, que representa o perito, disse que a nova decisão é “irretocável” e “reestabelece a dignidade” de Tagliaferro. “O Tribunal de Justiça de São Paulo demonstrou a sua imparcialidade e compromisso com a Justiça”, afirmou. “Estamos muito contentes com a decisão.”

Os desembargadores derrubaram a condenação e arquivaram o caso por falta de provas. O julgamento foi unânime. Votaram Euvaldo Chaib (relator), Camilo Léllis e Edison Brandão. Com a decisão, o perito vai receber de volta a arma que havia sido apreendida na ocorrência – uma pistola calibre 9 milímetros.

O processo está na origem da divulgação de mensagens do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Tagliaferro foi o pivô das revelações, mas nega ter sido ele próprio o autor dos vazamentos. O celular do perito foi apreendido na ocorrência de violência doméstica, em Caieiras, na Grande São Paulo, em 2023. Ele atribuiu os vazamentos à Polícia Civil de São Paulo, que ficou seis dias em posse do aparelho. Segundo a corporação, o telefone ficou desligado e lacrado.

A Polícia Federal concluiu que foi Tagliaferro quem vazou os diálogos. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação. Em agosto, Moraes pediu ao Ministério da Justiça a extradição do ex-assessor, que está na Itália. A extradição pode ser solicitada tanto para assegurar o cumprimento de pena, em caso de condenação, quanto para garantir a instrução de um processo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasil ultrapassa 30 milhões de gatos domésticos

A população de gatos no Brasil cresceu 5,4% nos últimos anos, passando de 29,2 milhões…

4 horas ago

Primeira Caravana Empreender com Você 2026 atendeu a Feira Hippie e Região da 44 | ASN Goiás

A capital goiana recebeu nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a Caravana Empreender…

5 horas ago

Vereadora Taíza Andrade propõe criação do aplicativo Tapa Buracos em Goianésia

A Câmara Municipal aprovou o requerimento da vereadora Taiza Aparecida de Andrade que solicita a…

7 horas ago

Jalles promove formação profissional para mulheres em Goianésia

A Jalles está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação profissional exclusivo para…

8 horas ago

Cinco morrem e 11 ficam feridos em grave acidente na BR-020

Cinco pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas após um grave sinistro de trânsito registrado…

16 horas ago

Por iniciativa do MPGO, unidade prisional de Goianésia recebe doação de livros para fortalecimento de projeto de remição da pena pela leitura

A unidade prisional de Goianésia recebeu recentemente doação de livros da Citadel Grupo Editorial, destinada…

17 horas ago

This website uses cookies.