O primeiro título da história do Crystal Palace na Copa da Inglaterra, a FA Cup, não foi marcante somente para o clube e seus torcedores, mas também para um figura bem conhecida no Brasil: John Textor. O dono da SAF do Botafogo detém parte da equipe inglesa, e ainda que esteja passando por uma ‘crise’ com o time de Londres, aumentou sua lista de troféus e tirou outro clube de um tabu.
Com a conquista da copa nacional, o empresário soma agora quatro títulos com os clubes dos quais é mandatário: Libertadores e Campeonato Brasileiro de 2024 com o alvinegro carioca, Copa da Inglaterra de 2024-25 com o Crystal Palace e Challenger Pro League, a segunda divisão belga, de 2022-23 com o Montebeek.
É somente com o Lyon, dentre os clubes de seu ‘portfólio’, que ele ainda não levantou nenhuma taça. E parece estar longe disso, já que a equipe amarga más campanhas no Campeonato Francês nos últimos anos, nem sequer se classificando para a Liga dos Campeões. A maior chance foi na Copa da França de 2023-24, quando foi derrotada pelo PSG na final.
Faturar a Copa da Inglaterra faz com que John Textor repita, de certa forma, seu desempenho no Botafogo. Isso porque a conquista é inédita, da mesma maneira que foi a Libertadores de 2024 com o clube do Rio de Janeiro. Se não vender o time de Londres, terá a chance de ganhar outra competição continental agora na Liga Europa de 2025-26.
É provável, no entanto, que ele não seja mais o dono da SAF do Crystal Palace até lá, pois, em janeiro deste ano, assinou um acordo para a venda do clube a empresários dos Estados Unidos e Arábia Saudita por US$ 185 milhões (cerca de 1,05 bilhão em conversão direta), segundo o site The Athletic, que pertence ao The New York Times.
Diferentemente de como é visto no Botafogo, Textor é tratado somente como um “investidor” pela torcida do clube londrino, já que ele é dono apenas de uma parte e sua relação com a torcida não é tão próxima como a com a equipe alvinegra. O título da Copa da Inglaterra era uma das apostas para estreitar a relacionamento, resta agora esperar pela repercussão.
Por: Estadão Conteúdo
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…
O goleiro Luca Zidane, filho da lenda francesa Zinédine Zidane, foi chamado pela primeira vez…
O São Paulo colocou fim ao seu pior momento na temporada, ao vencer o Fortaleza…
This website uses cookies.