testar funcionamento do arsenal nuclear faz parte da segurança nacional, diz Vance


O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou que testar o funcionamento adequado do arsenal nuclear americano faz parte dos testes do governo para averiguação desses armamentos.

“O presidente fala por si mesmo. Temos um grande arsenal e os russos também. Os chineses também têm um grande arsenal. Algumas vezes você tem de testá-los para se ter certeza de que estão funcionando de maneira adequada”, disse Vance nesta quinta-feira, 30, em coletiva na Casa Branca.

“Faz parte importante da segurança nacional se ter certeza de que esse arsenal está funcionando”, disse. “Precisamos ter certeza de que está funcionando de maneira apropriada e precisamos ter controle da situação”, completou.

As declarações ocorrem após o presidente Donald Trump afirmar na quarta-feira, 29, que instruiu o Departamento de Defesa a retomar testes de armas nucleares. No fim de semana anterior, a Rússia anunciou o teste de um novo míssil de cruzeiro, com capacidade e propulsão nuclear.

Na coletiva, Vance voltou a exortar a necessidade do fim do “shutdown”, a paralisação parcial das atividades do governo dos EUA, que teve início em 1º de outubro, após o Congresso não chegar a um acordo para aprovar uma solução provisória que financie a administração no curto prazo.

Ele ressaltou que faltam poucos votos de democratas “razoáveis” no Congresso para encerrar a “loucura” da paralisação das operações governamentais, o que possibilitaria o pagamento dos controladores do tráfego aéreo, dos agentes da Administração de Segurança de Transportes (TSA, na sigla em inglês), dos pilotos e de outros servidores. Esses trabalhadores estão sem remuneração durante o shutdown, causando atrasos e cancelamentos de voos.

“Tudo o que precisamos é de cinco democratas razoáveis para se unirem aos três democratas moderados e aos 52 republicanos para reabrirmos o governo”, disse.

Vance disse que está “aberto a conversar com qualquer democrata sobre quaisquer questões políticas, como as do setor de saúde, políticas tributárias e regulatórias, mas não sob a mira de uma arma”. O vice de Trump afirmou que o governo não é refém das demandas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nasa desmente Kim Kardashian

Kim Kardashian expressou dúvidas sobre a veracidade da missão da Nasa à Lua em 1969,…

2 minutos ago

De olho no Carnaval! Fundo de Arte e Cultura abre novo edital – Portal Goiás

Interessados podem se inscrever até o dia 14 de novembro para participar do certame “Manifestações…

4 minutos ago

fenômeno deve se fortalecer em novembro no Brasil

O mês de novembro será marcado pelo fortalecimento do fenômeno La Niña, que deve favorecer…

6 minutos ago

Governo federal publica edital de R$ 200 mi para retomada de obras da ferrovia Transnordestina

O governo federal lançou, nesta sexta-feira, 31, o edital para a retomada das obras da…

7 minutos ago

Técnico do Lyon desconversa sobre proposta de empréstimo ao Real Madrid por Endrick

O interesse do Lyon em Endrick movimenta o debate no clube francês. Na mesma semana…

9 minutos ago

Ex-deputada Jaqueline Roriz é condenada, mas não cumprirá pena por prescrição

A juíza Rejane Zenir Jungblut Suxberger, da 1ª Zona Eleitoral de Brasília, condenou nesta quarta-feira,…

10 minutos ago

This website uses cookies.