Tesouro dos EUA sanciona rede iraniana que lavou bilhões por meio de “banco paralelo”


O governo dos Estados Unidos impôs sanções a mais de 30 pessoas e empresas ligadas a um esquema de “banco paralelo” usado pelo regime do Irã para lavar bilhões de dólares e driblar sanções internacionais. O comunicado, divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento do Tesouro, afirma que a rede operava por meio de casas de câmbio no Irã e empresas de fachada no exterior, especialmente em Hong Kong e nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Segundo o Tesouro, o esquema era controlado pelos irmãos iranianos Mansour, Nasser e Fazlolah Zarringhalam. “O sistema bancário paralelo do Irã é um canal essencial por onde o regime acessa os lucros com vendas de petróleo, movimenta dinheiro e financia atividades desestabilizadoras”, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

A rede permitia que entidades sancionadas, como a Guarda Revolucionária Islâmica e o Ministério da Defesa do Irã, realizassem transações internacionais com o apoio de empresas de fachada e documentos falsos. Entre os beneficiados estão grandes exportadoras iranianas de petróleo e petroquímicos.

Também foram incluídos na lista familiares e sócios dos irmãos Zarringhalam, além de companhias nos setores de energia, construção e finanças. O governo americano atualizou ainda um alerta às instituições financeiras sobre práticas usadas pelo Irã para burlar sanções, como o contrabando de petróleo, o uso de empresas de fachada e a compra de armas com recursos ilícitos.

Segundo os EUA, as sanções incluem as casas de câmbio GCM Exchange, Berelian Exchange e Zarrin Ghalam Exchange, além da Zarrin Tehran Investment Company e da Kimia Sadr Pasargad Company, todas sediadas no Irã. Também foram punidas 17 empresas de fachada em Hong Kong, entre elas Hero Companion, Plzcome, Kinlere Trading, Chunling HK, Bstshesh HK, Fitage e Magical Eagle, acusadas de movimentar centenas de milhões de dólares para entidades sancionadas. Nos EAU, cinco companhias foram incluídas na lista, como Wide Vision General Trading, J.S Serenity FZE, Moderate General Trading, Ace Petrochem FZE e Golden Pen General Trading, utilizadas para intermediar transações com o setor petrolífero e militar do Irã.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Neto detona Neymar após vexame do Santos: ‘Que jogadorzinho você virou’

A goleada sofrida pelo Santos no domingo foi a maior derrota de Neymar em sua…

16 minutos ago

‘Chegou ao fundo do poço’

O nome do Santos já foi levado a todos os cantos do mundo, especialmente por…

32 minutos ago

Confira como foi o plantão do Corpo de Bombeiros durante o fim de semana

Nas últimas 48 horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Goianésia registrou 13 ocorrências, sendo…

33 minutos ago

Previsões do baralho cigano para os 12 signos na semana de 18 a 24 de agosto

O Baralho Cigano abre espaço para que intuição e sabedoria antiga se encontrem, mostrando sinais…

40 minutos ago

Entenda a briga na família de Raul Gil que levou neta do apresentador a se manifestar

Um novo episódio envolvendo a família do apresentador Raul Gil ganhou repercussão após sua neta,…

49 minutos ago

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 nesta segunda; veja o cronograma

Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 08:46 As inscrições para o vestibular…

1 hora ago

This website uses cookies.