Tesouro dos EUA sanciona rede iraniana que lavou bilhões por meio de “banco paralelo”


O governo dos Estados Unidos impôs sanções a mais de 30 pessoas e empresas ligadas a um esquema de “banco paralelo” usado pelo regime do Irã para lavar bilhões de dólares e driblar sanções internacionais. O comunicado, divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento do Tesouro, afirma que a rede operava por meio de casas de câmbio no Irã e empresas de fachada no exterior, especialmente em Hong Kong e nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Segundo o Tesouro, o esquema era controlado pelos irmãos iranianos Mansour, Nasser e Fazlolah Zarringhalam. “O sistema bancário paralelo do Irã é um canal essencial por onde o regime acessa os lucros com vendas de petróleo, movimenta dinheiro e financia atividades desestabilizadoras”, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

A rede permitia que entidades sancionadas, como a Guarda Revolucionária Islâmica e o Ministério da Defesa do Irã, realizassem transações internacionais com o apoio de empresas de fachada e documentos falsos. Entre os beneficiados estão grandes exportadoras iranianas de petróleo e petroquímicos.

Também foram incluídos na lista familiares e sócios dos irmãos Zarringhalam, além de companhias nos setores de energia, construção e finanças. O governo americano atualizou ainda um alerta às instituições financeiras sobre práticas usadas pelo Irã para burlar sanções, como o contrabando de petróleo, o uso de empresas de fachada e a compra de armas com recursos ilícitos.

Segundo os EUA, as sanções incluem as casas de câmbio GCM Exchange, Berelian Exchange e Zarrin Ghalam Exchange, além da Zarrin Tehran Investment Company e da Kimia Sadr Pasargad Company, todas sediadas no Irã. Também foram punidas 17 empresas de fachada em Hong Kong, entre elas Hero Companion, Plzcome, Kinlere Trading, Chunling HK, Bstshesh HK, Fitage e Magical Eagle, acusadas de movimentar centenas de milhões de dólares para entidades sancionadas. Nos EAU, cinco companhias foram incluídas na lista, como Wide Vision General Trading, J.S Serenity FZE, Moderate General Trading, Ace Petrochem FZE e Golden Pen General Trading, utilizadas para intermediar transações com o setor petrolífero e militar do Irã.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…

4 horas ago

Sebrae Goiás integra Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal lançado pelo Governo do Estado | ASN Goiás

O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de…

7 horas ago

Reforma da UPA, postos de saúde e entrega do novo hospital integram o maior programa de estruturação da saúde em Goianésia

A Prefeitura de Goianésia deu início ao maior programa de reestruturação da saúde já realizado…

11 horas ago

CPE prende suspeito por tráfico de drogas durante ação em Goianésia

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na prisão de um suspeito por…

12 horas ago

Renegociação de dívidas: como reorganizar as finanças e sair do vermelho em 2026

A renegociação de dívidas tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para brasileiros…

13 horas ago

Carnaval de Goianésia 2026 tem atrações nacionais e expectativa de R$ 15 milhões na economia

As atrações oficiais do Carnaval de Goianésia 2026 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 16,…

13 horas ago

This website uses cookies.