O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 21, sanções contra dois líderes do Cartel del Noreste (CDN), antes conhecidos como Los Zetas, grupo localizado no México e classificado como organização terrorista estrangeira (FTO, na sigla em inglês) pelos EUA. Segundo o comunicado, o CDN é “uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas do México” e tem forte presença na região de fronteira entre Laredo (EUA) e Nuevo Laredo (México).
As sanções recaem sobre Miguel Angel de Anda Ledezma e Ricardo Gonzalez Sauceda. Ledezma “supervisiona a aquisição de armas e munições” para o cartel e coordenou entregas para Nuevo Laredo com armas adquiridas por meio de compradores de fachada nos EUA, afirma o Tesouro. Uma dessas armas foi recuperada após um ataque do CDN ao Exército mexicano em março de 2024.
Sauceda, de acordo com o governo americano, era o segundo na hierarquia do cartel até ser preso por autoridades mexicanas em fevereiro deste ano. Ele “liderava um braço armado do CDN” e esteve envolvido em ações contra forças policiais e militares. No momento da prisão, portava “um fuzil, uma pistola, 300 gramas de metanfetamina e 1.500 comprimidos de fentanil”.
O Tesouro disse que as ações fazem parte de uma estratégia mais ampla do governo Trump para “eliminar totalmente os cartéis”. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou que “o CDN e seus líderes têm conduzido uma violenta campanha de intimidação, sequestro e terrorismo, ameaçando comunidades em ambos os lados da nossa fronteira sul”. As sanções foram aplicadas sob ordens executivas que tratam do combate ao tráfico de drogas e ao terrorismo.
Por: Estadão Conteúdo
Goianésia, será palco neste sábado, 11, do 1º Vigilhão Aviva Já, evento de avivamento espiritual…
Moradores da rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, relatam preocupação…
O BB Americas Bank, subsidiária do Banco do Brasil nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira,…
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 8, que o prefeito de Chicago,…
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 7, mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula…
O Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula que a economia global deve crescer cerca de 3%…
This website uses cookies.