Tesouro dos EUA impõe novas sanções por envio maquinário sensível para defesa do Irã


O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra um indivíduo, oito entidades e um navio, por participarem da aquisição e transporte de maquinário sensível para a indústria de defesa do Irã. Segundo comunicado, a ação segue um memorando presidencial que determina “negar ao Irã o desenvolvimento de mísseis e outras capacidades bélicas” e “impedir que a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e seus aliados acessem recursos que sustentam suas atividades desestabilizadoras”.

Ainda de acordo com o comunicado, o navio Shun Kai Xing, da Unico Shipping Co, de Hong Kong, transportava equipamentos para a Rayan Roshd Afzar Company (RRA) e a Towse Sanaye Nim Resanaye Tarashe, controlada por executivos da RRA.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que o país “permanece resoluto em impedir qualquer esforço do Irã para adquirir tecnologia sensível” e destacou que o Tesouro continuará “a degradar a capacidade do Irã de produzir e proliferar essas armas letais, que ameaçam a estabilidade regional e a segurança global”.

O grupo Rayan Fan Kav Andish, holding que controla a RRA, produz componentes para os programas militares da IRGC, diz o Tesouro. Executivos como Mohsen Parsajam e Farshad Hakemzadeh também foram sancionados. O navio Shun Kai Xing transportava cargas sensíveis enviadas por empresas chinesas, com destino ao Irã. Após inspeção, houve tentativa de ocultar os destinatários iranianos por meio da falsificação de documentos.

O comunicado destaca que as empresas e indivíduos envolvidos forneceram, ou tentaram fornecer, apoio financeiro, material, tecnológico ou outros, ou bens e serviços em apoio à RRA e à IRGC.

O Tesouro norte-americano aponta que essa ação reforça a determinação dos EUA em conter o programa militar iraniano e a proliferação de armas perigosas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

As altas temperaturas registradas no estado do Rio de Janeiro nas primeiras duas semanas de…

5 horas ago

Municípios goianos ampliam participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora | ASN Goiás

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) chega à sua 13ª edição em Goiás com números…

7 horas ago

PCGO prende homem em flagrante delito pro estuprar enteada em Paraúna – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Paraúna – 7ª DRP, na…

10 horas ago

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

17 horas ago

This website uses cookies.