Categories: BRASIL

TERESINA (PI): município registra mais de 2,3 mil casos de dengue em 2025

O número de casos prováveis de dengue em Teresina atingiu a marca de 2.338 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade registrou um óbito pela doença este ano.

A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população de Teresina e dos municípios da microrregião deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.

A moradora de Teresina e estudante de Ciências Contábeis, Mariana Araújo, de 20 anos, já teve dengue duas vezes na vida. A última foi em abril deste ano, durante o feriado da Semana Santa. Ela teve sintomas como dores no corpo, febre e indisposição. 

Diante do cenário na cidade, a família da estudante tem se prevenido para evitar os focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, dentro de casa. 

“Evito [água parada] muito no quintal. Tiro as coisas quando vejo, quando tem uma vasilha velha, que está lá no quintal, ou um copo ou alguma coisa. Eu viro ou então pego e jogo no lixo para evitar que venha chuva e deixe a água parada para também não trazer um mosquito.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde. 

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.

“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Brasil fecha Copa do Mundo de bocha paralímpica com cinco medalhas

O Brasil encerrou, no último domingo (17), a participação na Copa do Mundo de bocha…

3 minutos ago

Villasanti sofre grave lesão de LCA no joelho esquerdo e desfalca o Grêmio por até 10 meses

O que parecia apenas um pisão em falso no gramado sintético da MRV Arena se…

23 minutos ago

6 motivos para incluir a beterraba na dieta

Originária do Mediterrâneo e Norte da África, a beterraba é rica em nitratos naturais, betalaínas…

28 minutos ago

3 receitas de chás para desinflamar e desintoxicar o corpo

Cuidar do organismo naturalmente é essencial para o bem-estar e o equilíbrio diário. Os chás…

35 minutos ago

Prefeitura de São Paulo pede que TJ derrube liminar que suspende bônus dos Cepacs

A Prefeitura de São Paulo enviou, na tarde desta segunda-feira, 18, um pedido para que…

40 minutos ago

Sinner abandona jogo e Alcaraz ganha título inédito do Cincinnati Open

O espanhol Carlos Alcaraz ganhou pela primeira vez o Cincinnati Open, nesta segunda-feira, ao derrotar…

52 minutos ago

This website uses cookies.