Temor com EUA após condenção de Bolsonaro e cautela externa impedem alta do Ibovespa


O Ibovespa opera em baixa na manhã de sexta-feira, 12, após fechar na quinta-feira na máxima histórica a 143.150,03 pontos, com alta de 0,56%. Investidores mantêm cautela diante de eventual reação dos Estados Unidos contra o Brasil após a condenação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) na quinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“É uma abertura de mais cautela, mais morna, depois do topo histórico de fechamento e máxima inédita ontem, com apetite por risco bastante disseminado, por expectativas de cortes de juros nos EUA”, avalia Bruna Sene, analista de renda variável da Rico.

Além disso, a fraqueza dos índices das bolsas de Nova York, depois de níveis inéditos na véspera, dificultam alta do principal indicador da B3, o que coloca em risco uma elevação semanal. Até o fechamento de ontem, acumulada no período 0,36%.

“O mercado abriu de maneira cautelosa porque teme uma nova rodada de sanções vindas do presidente Donald Trump, com a ampliação da lei Magnitsky e o aumento das tarifas”, ressalta em nota Gabriel Mollo, analista de investimentos da Daycoval Corretora.

O petróleo é contraponto e atenuar o recuo do Índice Bovespa. As cotações futuras da commodity avançam cerca de 1,50% depois que o Reino Unido anunciou novas sanções à Rússia. As ações do setor de óleo reagem com ganhos. Petrobras avançava 0,64% (PN) e 0,76% (ON), por volta das 11 horas. PetroReconcavo subia 1,08%.

Apesar da queda de 0,07% do minério de ferro em Dalian, na China, avançou 0,40% em Cingapura. Desta forma, os papéis da Vale subiam, ainda com investidores digerindo o anúncio de que a empresa recebeu do Ibama a licença de operação para as atividades relacionadas à mina do Projeto Serra Sul +20 Mtpa e dianet da retirada das tarifas americanas para ferro-níquel. Também houve retirada das tarifas dos EUA para o setor de celulose. Contudo, Suzano caía 0,33%.

Nesta sexta, foi divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O volume de serviços prestados subiu 0,3% em julho ante junho. O resultado superou a mediana de 0,4% encontrada em pesquisa Projeções Broadcast. Na comparação com o sétimo mês do ano passado, houve expansão de 2,8%, taxa igual à mediana das expectativas. O IBGE ainda revisou o desempenho do volume de serviços relativo a junho na comparação com maio, de alta de 0,3% para elevação de 0,4%.

O crescimento no volume de serviços prestados fica no foco, podendo dificultar apostas de recuo da Selic à frente, não no Comitê de Política Monetária (Copom). Para a decisão na quarta-feira que vem, espera-se manutenção do juro básico em 15% ao ano. No mesmo dia, sairá a definição das taxas norte-americanas pelo Federal Reserve (Fed). Por lá, a expectativa majoritária é de recuo.

Ontem, o STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado e mais quatro crimes após as eleições de 2022. Foi a primeira condenação de um ex-presidente e oficiais do alto escalão das Forças Armadas por atentar contra a democracia no Brasil. As defesas de Bolsonaro e dos outros sete condenados vão recorrer da decisão. O Supremo também declarou a inelegibilidade dos oito réus por oito anos.

Na esteira da decisão, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse que os EUA responderão a “essa caça às bruxas”. Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a condenação de Bolsonaro é “terrível.”

Por enquanto, o mercado aguarda alguma movimentação dos EUA após as decisões do STF. “Acredita que hoje ou no final de semana isso deve acontecer, então a maioria dos investidores não quer ficar posicionado ao longo do final de semana e aproveitam para embolsar o lucro das altas que ocorreram aí ao longo da semana”, afirma Mollo, da Daycoval Corretora.

Por volta das 11 horas, o Índice Bovespa futuro caía 0,15%, aos 142.932,03 pontos, ante mínima a 142.290,62 pontos, depois de abrir aos 143.150,84 pontos, com variação zero, e máxima a 143.182,16 pontos (alta de 0,02%). Vale subia 0,46% e Petrobras, de 0,64% (PN) a 0,76% (ON). Entre os grandes bancos, só BB subia (0,32%). Ontem, além de o Ibovespa ter fechado em nível inédito, alcançou a marca histórica dos 144 mil pontos durante a sessão

“A agenda hoje está mais fraca, deixa o pregão mais morno, mas a da semana que vem será relevante, pois haverá a Super Quarta, com decisões sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos, cita Bruna Sene, da Rico.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasil mantém hegemonia contra a Itália com vitória por 1 a 0

A seleção feminina de futebol do Brasil derrotou a Itália por 1 a 0 na…

4 minutos ago

Anglo American aumenta projeção de produção de minério de ferro para 23 a 25 mi de t em 2025

A Anglo American elevou a sua projeção de produção de minério de ferro premium do…

16 minutos ago

‘Clube e técnico precisam valorizá-lo’

O pentacampeão do mundo Rivaldo desaprovou a atitude de Vinicius Junior no clássico espanhol entre…

18 minutos ago

Com foco nas penas, recursos de Bolsonaro e aliados têm pouca chance de reduzir condenações

A redução das penas é a última esperança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos…

19 minutos ago

Saiba como manter a saúde das crianças na primavera

Na primavera, o aumento das temperaturas e a queda na umidade relativa do ar se…

23 minutos ago

Cinema: 5 filmes mais esperados que entram em cartaz no Brasil em novembro

Novembro promete agitar as salas de cinema brasileiras com estreias aguardadas por fãs de todos…

26 minutos ago

This website uses cookies.