Categories: BRASIL

TCU lança plataforma interativa para transformar cidadão em fiscal dos recursos públicos

Agora é oficial: o cidadão ganhou voz direta no controle do dinheiro público. O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou esta semana a Plataforma do Cidadão, um portal digital que promete aproximar a população das decisões sobre as fiscalizações realizadas pelo órgão.

A grande novidade é a possibilidade de votar em temas que serão auditados pelo TCU. Já está no ar a primeira consulta pública, com 15 áreas prioritárias — entre elas saúde, educação, segurança e habitação. Os assuntos mais votados vão integrar a pauta oficial do Tribunal e cinco auditorias já serão iniciadas com base nessas escolhas ainda em 2025.

Para participar, basta acessar cidadao.tcu.gov.br com login gov.br. Além de votar, é possível acompanhar o andamento das ações, comentar, curtir e até conversar diretamente com a Ouvidoria do TCU. A consulta ficará aberta até o dia 27 de junho.

Inspirada em uma iniciativa semelhante na Corte de Contas da França, a plataforma é intuitiva, com vídeos, perguntas e respostas e linguagem acessível. O que para o presidente da Corte, Vital do Rêgo, é um passo decisivo para transformar o TCU no verdadeiro Tribunal do Cidadão. 

“Colocando as pessoas no centro de tudo que fazemos. Assim, manteremos viva a conexão para transformar o cidadão em parceiro permanente do controle externo”, afirmou. Segundo ele, a proposta é tornar o controle externo mais transparente, inclusivo e alinhado às demandas reais da população.

A plataforma também permite ativar alertas para acompanhar os temas selecionados e se cadastrar para receber atualizações sobre futuras consultas e fiscalizações. Com essa inovação, o TCU reforça sua agenda de 2025-2026, focada em participação social e transparência.

Primeiras respostas

A votação fica aberta até o dia 17 de junho para que a população escolha os principais problemas que devem ser fiscalizados ainda este ano. Entre os 15 temas pré-selecionados estão áreas como saúde, educação, segurança pública, habitação, meio ambiente, energia e inclusão digital. Os cinco tópicos mais votados serão priorizados nas auditorias a partir do segundo semestre.

Ao participar, o cidadão pode relatar por que considera determinado tema relevante para sua comunidade. Também é possível acompanhar todas as etapas do processo — desde o resultado da votação até a fiscalização em campo e o julgamento final — por e-mail. Para votar, basta acessar a Plataforma do Cidadão no site do TCU e fazer login com cadastro próprio ou por meio do gov.br.
 

Brasil 61

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 26/12/2025

A energia desta sexta-feira incentivará um olhar mais atento para dentro, trazendo à tona sentimentos,…

1 hora ago

Quatro pessoas morrem em grave acidente na GO-164; três são policiais

Quatro pessoas morreram em um grave acidente de trânsito registrado na GO-164, no km 383,…

5 horas ago

4 características do cachorro da raça volpino italiano

Originário da Itália, o volpino italiano é uma raça de aparência encantadora e história milenar.…

7 horas ago

Sebrae e Hub Goiás Rio Verde promovem 1ª Maratona de Inovação para impulsionar o comércio local | ASN Goiás

O Sebrae Goiás, em parceria com o Hub Goiás Rio Verde, realizou no último sábado…

7 horas ago

Energias de 2026: veja como se preparar para o próximo ano

O ano de 2026 chegará com uma força própria, carregado de uma vibração que une…

8 horas ago

12 hábitos que estão desidratando o seu corpo sem que você perceba

A desidratação é muito mais comum do que parece e não depende só de “beber…

8 horas ago

This website uses cookies.