Taxas futuras de juros sobem, seguindo exterior e cautela com possíveis sanções dos EUA


A curva a termo percorreu o pregão desta sexta-feira, 12, em elevação modesta. Para participantes do mercado, a abertura moderada foi mais induzida pelo movimento de deterioração externo nos mercados de renda fixa do que por questões políticas domésticas, uma vez que o câmbio teve bom comportamento na sessão: o dólar encerrou o dia com recuo de 0,71% ante o real.

No fechamento, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 avançou de 14,014% no ajuste de quinta-feira para 14,025%. O DI para janeiro de 2028 saiu de 13,269% no ajuste para 13,305%. O DI para janeiro de 2029 subiu a 13,210%, vindo de 13,163% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2031 marcou 13,430%, ante 13,408% no ajuste.

Houve leve alta das taxas com vencimentos curtos e intermediários no balanço da semana, enquanto a ponta longa teve pequeno alívio, considerando níveis de fechamento. A deflação mais fraca que a prevista do IPCA de agosto – de 0,11%, ante expectativa de queda de 0,16% – trouxe também uma dinâmica mais pressionada de núcleos e serviços, fazendo com que o vértice de janeiro de 2027 voltasse a se aproximar do patamar de 14%. Para os economistas do Santander, no recuo semanal das taxas mais distantes, predominaram a influência da apreciação cambial e de diminuição de diferentes métricas do chamado Risco Brasil.

No cenário político, a esperada condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e dois levantamentos que mostraram melhora na avaliação do governo atual foram monitorados, mas parecem não ter pressionado muito as taxas futuras nesta sexta, avalia André Muller, economista-chefe da AZ Quest. “O risco político com possíveis retaliações dos EUA ao julgamento não é o fator mais relevante hoje. Tanto que o câmbio performou muito bem. Já o impacto das pesquisas pode ter sido marginal e maior em outros mercados”, disse. Para Muller, a curva local seguiu o contexto de piora nos mercados de renda fixa de países desenvolvidos.

Após uma sequência de perdas, os rendimentos dos Treasuries subiram nesta sexta, em movimento de correção. Os agentes seguem esperando corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), com evidências reforçadas nesta semana de distensão do mercado de trabalho e perda de ímpeto da demanda do consumidor, mas há dúvidas sobre o grau de desaquecimento da economia.

“Há uma deterioração relevante nos dados de emprego, mas observando outros dados da economia, a desaceleração parece estar ocorrendo de maneira mais difusa. Parece que está se buscando algum equilíbrio antes das decisões que vão dar sinais mais claros, tanto aqui quanto lá fora”, diz em referência à próxima quarta-feira, quando tanto o Fed como o Banco Central brasileiro vão definir juros.

Por aqui, publicada mais cedo pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) veio praticamente em linha com o previsto, ao mostrar alta de 0,3% do setor entre junho e julho, feitos os ajustes sazonais, minimizando pressão sobre as taxas futuras curtas. A mediana do Projeções Broadcast apontava aumento de 0,4%. “Os serviços prestados às famílias até vieram mais fracos do que esperávamos, mas não foi um dado desastroso. Veio em linha com o comportamento mais recente dos indicadores, apontando desaceleração do consumo das famílias”, diz o economista-chefe da AZ Quest.

Na próxima semana, além das decisões de política monetária nos EUA e no Brasil, o mercado também ficará atento ao Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente a julho. O dado, que funciona como um termômetro mensal do PIB, será divulgado na segunda. Na terça-feira, sai a taxa de desocupação do mesmo mês. O mercado de trabalho vem sendo constantemente destacado pelo BC como foco de resiliência da economia.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO deflagra a 11ª fase da Operação Boca Fechada e apreende drogas em condomínio de Anápolis – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc),…

5 minutos ago

S&P eleva rating da Espanha para ‘A+’ por melhora em posição externa; perspectiva é estável

A S&P Global Ratings elevou suas classificações de crédito soberano em moedas estrangeira e local…

36 minutos ago

Dólar recua 0,71% a R$ 5,35 e fecha no menor nível desde junho de 2024

O dólar exibiu queda firme nesta sexta-feira, 12, e encerrou os negócios no nível mais…

44 minutos ago

Por que Canelo x Crawford deverá entrar na lista das lutas mais importantes do boxe

A luta entre o mexicano Saul Canelo Alvarez e o norte-americano Terence Crawford, neste sábado,…

46 minutos ago

7 receitas de petiscos sem glúten para a sexta-feira

Mesmo com a correria do dia a dia, preparar petiscos deliciosos e sem glúten é…

59 minutos ago

Greer e Bessent instam G7 a impor tarifas sobre países que compram petróleo da Rússia –

Durante a chamada de hoje com os ministros das Finanças do G7, o representante Comercial…

1 hora ago

This website uses cookies.