Tataravô dos dinossauros? Um dos mais antigos répteis gigantes do Brasil é achado


Uma nova espécie de dinossauro descoberta no Brasil e datada de 237 milhões de anos pode ser uma das mais antigas já identificadas. A nova espécie, chamada de Itaguyra occulta, foi descrita por paleontólogos brasileiros e argentinos a partir de fósseis coletados em Santa Cruz do Sul (RS) e armazenados por décadas na coleção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisa foi publicada no periódico científico Scientific Reports (do grupo Nature) e revela que o fóssil de 237 milhões de anos é um dos mais antigos já encontrados da linhagem dos ornitísquios – a ordem dos dinossauros herbívoros – podendo, até mesmo, ser o primeiro deles. O achado sugere uma presença contínua dos silessauros no território sul-americano ao longo do triássico, preenchendo um intervalo pouco documentado de 240 milhões a 233 milhões de anos atrás.

“A descoberta preenche um hiato temporal crítico e sustenta a ideia de que os silessauros podem ser os primeiros representantes da ordem dos ornitísquios”, afirmou o paleontólogo Voltaire Paes Netto, pesquisador do Museu Nacional e principal autor do novo estudo.

“Toda a diversidade de dinossauros que conhecemos se divide em duas grandes linhagens: os saurísquios e os ornitísquios, grupos reconhecidos há mais de um século e meio pela ciência”, explicou o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, coautor do estudo. “Contudo, a origem dessas linhagens ainda é um enigma.”

Tradicionalmente, silessauros eram considerados parentes próximos dos dinossauros. No entanto, recentes estudos filogenéticos os reposicionaram como dinossauros ornitísquios primitivos. O grupo inclui animais de pequeno porte, geralmente quadrúpedes e onívoros ou herbívoros, que viveram no final do triássico e deixaram rastros fósseis em diversas regiões da antiga Pangeia.

“A presença contínua de silessauros no Brasil reforça o papel do Sul do País como um território-chave para entender a origem e a diversificação dos dinossauros”, destacou o paleontólogo Flávio Pretto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coautor do estudo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 27/10/2025

Nesta segunda-feira, o movimento dos astros influenciará os nativos de formas distintas, despertando emoções, intuições…

60 minutos ago

Barbalho diz que decisão de explorar petróleo na bacia do Amazonas tem ‘robustez técnica’

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), classificou como uma "decisão técnica" robusta a liberação…

4 horas ago

com 90% dos votos apurados, partido de Milei avança nas eleições legislativas

Com 90% dos votos apurados até o momento, o partido A Liberdade Avança, do presidente…

4 horas ago

HSBC reconhecerá provisão de US$ 1,1 bi no terceiro tri, após decisão judicial no caso Madoff

O HSBC informou que reconhecerá uma provisão de US$ 1,1 bilhão em seus resultados do…

5 horas ago

veja quem foi eliminado, classificação

Lucas Leto foi o eliminado da Dança dos Famoso neste domingo, 26. Entre os participantes…

5 horas ago

Navio de guerra norte-americano atraca em Trinidad e Tobago, próximo à Venezuela

Um navio de guerra dos Estados Unidos atracou na capital de Trinidad e Tobago, com…

6 horas ago

This website uses cookies.