Tarifaço de Trump afeta segmentos da indústria brasileira como madeira, móveis e extrativa


O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a exportadores brasileiros afetou em agosto alguns segmentos da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo André Macedo, gerente da pesquisa, os questionários referentes a julho já tinham mostrado alguns informantes sinalizando influência do tarifaço nas expectativas e na produção futura, mas agora houve registros mais relevantes em atividades mais exportadoras, como madeira, móveis e extrativas.

“Isso apareceu no mês de agosto, pontualmente já tinha aparecido no mês de julho. Agora no mês de agosto aparece com mais clareza. Isso ainda é pontual, não é predominante dentro das informações coletadas pela pesquisa, aparece especialmente nos informantes mais voltados para exportação”, explicou Macedo.

Segundo ele, em agosto, questionários mostraram informantes apontando o tarifaço como justificativa para uma redução do nível de produção.

Na passagem de julho para agosto, a fabricação de produtos de madeira encolheu 8,6%; extrativas caíram 0,3%; móveis tiveram apenas ligeira alta de 0,1%.

Alta na produção

A produção industrial brasileira subiu 0,8% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 3, pelo IBGE. Em relação a agosto de 2024, a produção caiu 0,7%.

No acumulado do ano, a indústria subiu 0,9%. No acumulado em 12 meses, houve alta de 1,6%, ante aumento de 1,9% até julho.

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou alta de 0,3% em agosto.

A produção da indústria de bens de capital caiu 1,4% em agosto ante julho. Na comparação com agosto de 2024, o indicador recuou 5,0%. Já a produção de bens de consumo registrou alta de 0,8% na passagem de julho para agosto. Na comparação com agosto de 2024, houve recuo de 4,9%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção subiu 0,6% em agosto ante julho. Em relação a agosto de 2024, houve queda de 4,0%. Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve alta de 0,9% na produção em agosto ante julho. Na comparação com agosto de 2024, a produção caiu 5,1%.

Para os bens intermediários, o IBGE informou que a produção subiu 1,0% em agosto ante julho. Em relação a agosto de 2024, houve alta de 2,0%.

Destaques de agosto

A alta de 0,8% na produção industrial nacional em agosto ante julho foi puxada, sobretudo, pela expansão nas atividades de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (13,4%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,8%) e produtos alimentícios (1,3%).

Na passagem de julho para agosto, houve crescimento em 16 dos 25 ramos industriais pesquisados. Houve influência positiva relevante também de impressão e reprodução de gravações (26,8%), veículos automotores (1,8%), produtos diversos (5,8%), outros equipamentos de transporte (4,4%) e bebidas (1,7%).

Na direção oposta, entre as nove atividades com recuos, o principal impacto negativo foi de produtos químicos (-1,6%). Outras perdas significativas ocorreram em máquinas e equipamentos (-2,2%), produtos de madeira (-8,6%), artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-3,6%) e indústrias extrativas (-0,3%).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

7 receitas saborosas de omelete vegana

Apesar de a omelete ser tradicionalmente preparada com ovos, existem versões veganas que dispensam esse…

7 minutos ago

É mais fácil detectar metanol na cerveja do que em destilados

Diante da crise com o aumento de casos de intoxicação por metanol provocados pela ingestão…

12 minutos ago

‘Ano mais difícil que tive’

Por Redação O Estado de S. Paulo - 03/10/2025 19:09 Príncipe William falou sobre os…

14 minutos ago

Morre Edu Manga, habilidoso meia revelado no Palmeiras e com passagem na seleção, aos 58 anos

O futebol brasileiro se despediu nesta sexta-feira de um dos grandes nomes dos anos 80.…

15 minutos ago

Sorocaba decreta situação de emergência e autoriza invasão a locais com suspeita de metanol

A prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, decretou situação de emergência devido aos…

22 minutos ago

Dólar fecha praticamente estável com quadro fiscal no radar

Por Antonio Perez. Colaborou Daniel Tozzi - 03/10/2025 17:45 Após rondar a estabilidade ao longo…

23 minutos ago

This website uses cookies.