Tarcísio sanciona lei que autoriza prefeituras a decidirem sobre veto ou liberação de mototáxi


Por Redação O Estado de S. Paulo – 24/06/2025 10:29

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta terça-feira, 24, a lei que autoriza as prefeituras a proibir ou regulamentar o serviço de mototáxi no estado.

De autoria dos deputados Fábio Faria de Sá (PODE), André Bueno (PL), Rogério Santos (MDB), Itamar Borges (MDB) e Carla Morando (PSDB), o PL foi aprovado pela Assembleia Legislativa em maio deste ano.

As plataformas, entretanto, alegam que pela decisão do STF, o poder municipal não pode vetar, mas apenas regulamentar o serviço.

A briga mais acirrada ocorre na capital paulista desde 2023, com embates mais recentes. A gestão de Ricardo Nunes (MDB) tenta impedir a operação do serviço por meio de ações na Justiça, alegando que tal oferta desrespeita o decreto municipal. As empresas chegaram a disponibilizar o transporte, mas recuaram após determinação judicial.

No legislativo municipal, o tema é tratado em audiências públicas e uma comissão foi criada para debater o assunto. Grande parte dos vereadores considera a regulamentação necessária. Especialistas também defendem que “proibir não é o caminho”.

O que diz a lei estadual

Pelo documento, a utilização de motocicletas para a prestação do serviço de transporte individual privado remunerado de passageiros “fica condicionada à autorização e regulamentação dos municípios.”

Em caso de liberação, a regulamentação e fiscalização é de responsabilidade da gestão municipal.

“Para os municípios que optarem pela sua regulamentação, somente será autorizado ao motorista que cumprir as seguintes condições:

– possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria A compatível com a atividade desenvolvida e que contenha a informação de que exerce atividade remunerada;

– conduzir veículo que atenda aos requisitos de idade máxima e às características exigidas pela autoridade de trânsito e pelo poder público municipal;

– emitir e manter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);

– apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

Pela lei, na regulamentação e fiscalização, os municípios deverão seguir as seguintes diretrizes:

– efetiva cobrança dos tributos municipais devidos pela prestação do serviço;

exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP);

– exigência de inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A exploração dos serviços remunerados de transporte privado individual de passageiros sem o cumprimento dos requisitos previstos nesta lei e na regulamentação do poder público municipal caracterizará transporte ilegal de passageiros.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Despesas Pessoais sobem 0,40% em agosto ante alta de 0,76% em julho no IPCA

O grupo Despesas Pessoais saiu de uma alta de 0,76% em julho para um aumento…

14 minutos ago

‘daqui a pouco pedem para abrir o porta-luvas’

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 9, que seu Fusca foi revistado para checar…

17 minutos ago

Grávida entra em trabalho de parto durante gravação de videocast sobre maternidade

O videocast 1001 Tretas, comandado por Julia Faria e Thaila Ayala, registrou um episódio inusitado…

18 minutos ago

Motorista bate Porsche em poste, abandona carro e foge antes da polícia chegar

Um homem de 32 anos é investigado após se envolver em um acidente de trânsito…

21 minutos ago

Ibovespa sobe em busca dos 143 mil pontos após Fux amenizar receio com atrito EUA-Brasil

A leitura de afastamento da possibilidade de novas sanções dos EUA contra o Brasil após…

22 minutos ago

Israel ataca órgãos públicos e reservas de combustíveis no Iêmen em suposta ação contra Houthis

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram que atingiram "alvos…

23 minutos ago

This website uses cookies.