Categories: Últimas Notícias

Tarcísio não aceitaria repetir Lula-Haddad e substituir Bolsonaro de última hora, diz vice


O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria tomar a eventual decisão de convidar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para substituí-lo nas eleições de 2026, no máximo até final deste ano, sob risco de o chefe do Palácio dos Bandeirantes não aceitar o convite “em cima da hora”. Bolsonaro está inelegível por decisão da Justiça Eleitoral até 2030.

“Acho que o presidente Bolsonaro tem que tomar essa decisão até o final desse ano, até para que não aconteça algo de última hora”, disse Ramuth.

“Aliás, se a gente fizer um paralelo, como aconteceu com o Lula lá atrás, que levou a sua candidatura até os dias finais e ali na hora que foi constatado pela Justiça Eleitoral que ele não poderia participar, o Haddad entrou… E isso o governador Tarcísio, conhecendo o perfil dele, o dia a dia, como ele gosta de fazer as coisas e gosta de fazer bem feito, isso ele não aceitaria”, acrescentou.

O vice-governador pontuou que, embora tenha críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconhece a força do petista em uma corrida presidencial e sabe que será uma “eleição complexa”. As declarações foram dadas em entrevista à CNN Brasil nesta quinta-feira, 1.º.

Em 2018, quando Lula estava preso e inelegível, mas, mesmo assim, manteve seu nome no jogo até que o registro de candidatura fosse rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernando Haddad foi o nome escolhido para substituí-lo. A decisão, no entanto, ocorreu menos de um mês antes do pleito, no último dia do prazo dado pela Corte para o partido escolher um substituto a Lula.

“O plano (de Tarcísio) é a reeleição, mas, claro, eu sei que na política nem tudo o que queremos é aquilo que se consolida. Pode existir, eventualmente, uma decisão do Bolsonaro que convoque o governador para essa missão”, disse o vice-governador.

Tarcísio tem se saído bem tanto nas pesquisas de satisfação sobre o atual governo, quanto nas intenções de voto em uma eventual campanha para Presidência no próximo ano. Entre os nomes mais oxigenados pela direita para substituir Bolsonaro, é ele quem fica na frente em cenários sem o ex-presidente e contra Lula, mas ainda não bate o petista.

Como mostrou o Estadão, o governador já afirmou em conversas reservadas que não vai se desincompatibilizar em abril do ano que vem (prazo máximo para quem concorrerá nas próximas eleições sair do atual cargo que ocupa) porque não quer perder o controle sobre o próprio destino. O governador avalia que não há garantia de que Bolsonaro indicará um nome para sucedê-lo na eleição de 2026 com tanta antecedência.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Prefeitura de Goianésia recebe veículos do Governo de Goiás para reforçar serviços da cidade

A Prefeitura de Goianésia recebeu dois novos veículos do Governo do Estado de Goiás para…

15 minutos ago

PCGO recebe mais de 150 kits biométricos e novos veículos para intensificar o serviço de identificação humana

A Polícia Civil de Goiás participou, na tarde desta quarta-feira (17), da solenidade de entrega…

23 minutos ago

Permeação inteligente: conheça tecnologias que estão transformando o skincare

A rotina de skincare está passando por um momento de transformação profunda. Se antes a…

32 minutos ago

5 cuidados essenciais com as cicatrizes no verão

Com a chegada do verão e o aumento da exposição ao sol, são essenciais cuidados…

57 minutos ago

Pedras e cores para o Ano-Novo: veja como começar 2026 com boas energias

A virada de ano representa um momento simbólico de renovação, quando muitas pessoas buscam alinhar…

1 hora ago

Flamengo perde nos pênaltis para o PSG e fica com o vice da Copa Intercontinental

O Flamengo lutou até o fim, levou a decisão da Copa Intercontinental para os pênaltis,…

1 hora ago

This website uses cookies.