‘Tarcísio está batendo na porta errada’ e deveria procurar Lula, diz ministro da AGU


O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) se equivocou ao tentar negociar a sobretaxa de 50% sobre os produtos brasileiros nos EUA com representantes norte-americanos. A declaração foi ao site Metrópoles nesta quarta-feira, 16.

“A preocupação do governador Tarcísio é legítima. Ele tem direito de buscar todas as alternativas para defender o interesse do povo paulista […]. Eu acredito que ele está batendo na porta errada, ele deveria procurar a porta do presidente Lula e do vice-presidente Alckmin, que tem a competência constitucional para tratar da questão”, declarou Messias.

Para Messias, os esforços de Tarcísio, que se encontrou com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, não devem ter efeito. “Sinceramente, essa coisa de diplomacia subnacional não funciona. Isso é algo que não tem vez diante de um cenário grave como esse”, pondera.

O advogado-geral da união defende o protagonismo de Lula e Alckmin na negociação e diz que teme que Tarcísio “acabe prejudicando o País com essa interferência”, por mais que essa não seja a intenção do político.

Na visão de Messias, o governador de São Paulo deveria se colocar à disposição do governo federal “para construir algo que ajude o governo de São Paulo”.

Messias ainda diz que Lula promove uma negociação com tranquilidade, sobriedade e diálogo e que o presidente é o “comandante que leva o barco devagar sobre forte nevoeiro”, citando a canção Argumento, de Paulinho da Viola.

Direita também criticou negociação de Tarcísio

Aliados de direita de Tarcísio, como deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também criticaram os gestos do governador paulista. O filho do ex-presidente chegou a afirmar que o governador praticava “subserviência servil as elites” ao tentar negociar. Jair Bolsonaro, por outro lado, afirmou que Eduardo “não é tão maduro” e tentou pacificar a disputa.

Eduardo, que se auto exilou nos EUA, pede por sanções estrangeiras para que o Brasil anistie Jair Bolsonaro e os demais acusados de articular a trama golpista para mantê-lo no poder após as eleições de 2022. Para o deputado licenciado, a negociação de Tarcísio atrapalha o plano.

Um levantamento feito pela AP Exata mostrou até mesmo que o governador foi mais atacado pela própria direita do que pela esquerda em suas tentativas de reverter a taxação.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ibovespa sobem com commodities e NY, enquanto monitora julgamento no STF

As incertezas políticas que permeiam a retomada do julgamento do ex-presidente da República Jair Bolsonaro…

39 segundos ago

Israel diz que ataque contra Hamas no Catar foi ‘totalmente independente’ de outros países

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou a participação de outros países no…

2 minutos ago

Interferência PRF nas eleições de 2022 é um fato notório, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o uso da…

4 minutos ago

Ator de ‘Breaking Bad’ agride filha do vizinho com mangueira e é preso

O ator americano Raymond Cruz foi preso nessa segunda-feira, 8, acusado de agredir a filha…

5 minutos ago

Veja como os exercícios aeróbicos beneficiam mulheres na pós-menopausa

A queda hormonal que ocorre durante o climatério pode estar associada a importantes riscos para…

8 minutos ago

Constelium estende parceria com a Embraer para fornecer soluções em alumínio

A Constellium estendeu sua parceria com a Embraer para o fornecimento de soluções de alumínio…

21 minutos ago

This website uses cookies.