Tarcísio escolhe ex-ministro de Bolsonaro para o TCE e substituto virá do governo Zema


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), bateu o martelo e indicará o controlador-geral do Estado, Wagner Rosário, para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A indicação sairá no Diário Oficial de quarta-feira, 20, assim como o anúncio do substituto: o controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, que estava no posto desde o início do governo de Romeu Zema (Novo), em 2019.

Ex-ministro da Controladoria-Geral da União no governo Bolsonaro, Rosário foi à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira, 19, conversar com os deputados em busca de apoio. Embora a indicação seja do governador, cabe aos parlamentares sabatinarem e aprovarem o nome escolhido por Tarcísio. A expectativa é que não haja dificuldades, pois a base de governo tem ampla maioria no Legislativo.

Segundo aliados, a escolha do governador foi técnica e não levou em conta o futuro eleitoral e político de Tarcísio. Rosário é auditor de carreira na CGU e também chefiou a pasta no governo de Michel Temer (MDB), permanecendo no cargo entre 2017 e 2022.

A outra opção considerada por Tarcísio era indicar o secretário de Casa Civil, Arthur Lima. Nesse desenho, Rosário assumiria a pasta no lugar de Lima. A interlocutores, ele disse que até toparia ir para Casa Civil, desde que houvesse garantias de que não ficaria apenas alguns meses no cargo – se decidir se candidatar a presidente, Tarcísio terá que deixar o Palácio dos Bandeirantes em abril de 2026. O governador afirma que será candidato a reeleição.

Rodrigo Fontenelle, nome escolhido para substituir Wagner, tem um perfil semelhante ao do antecessor. Ele também é auditor de carreira da CGU e foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018.

A vaga no TCE-SP foi aberta porque o presidente do tribunal, Antônio Roque Citadini, decidiu antecipar a aposentadoria, como mostrou o Estadão na segunda-feira, 18. A saída do conselheiro estava prevista inicialmente para o dia 2 de setembro, mas foi adiantada porque ele avalia disputar a eleição para presidente do Corinthians. O pleito está marcado para o dia 25 de agosto.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Athletico vence América-MG e retorna à Série A do Brasileiro em 2026

Sobrou emoção na última rodada da Série B  do Campeonato Brasileiro neste domingo (23). Já assegurado…

4 horas ago

Athletico volta ao Brasileiro em 2026 após bater América-MG na Série B

Sobrou emoção na última rodada da Série B  do Campeonato Brasileiro neste domingo (23). Já assegurado…

4 horas ago

Carol Soberg e Rebecca faturam bronze no Mundial de vôlei de praia

A dupla da carioca Carol Solberg com a cearense Rebecca, vice-líderes do ranking, garantiu o…

6 horas ago

Brasil goleia Irã na estreia da Copa do Mundo de futsal feminino

O Brasil estreou com goleada na edição inaurgural da Copa do Mundo de futsal feminino,…

8 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Belchiorlina Maria de Jesus (Chó), ocorrido neste…

13 horas ago

7 receitas de farofa vegana para o Natal

Na ceia de Natal no Brasil, a farofa é uma presença garantida na mesa, já…

13 horas ago

This website uses cookies.