Categories: Últimas Notícias

Tarcísio decide trocar comandante da PM; saiba quem é o novo escolhido


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu trocar o comando da Polícia Militar de São Paulo. O comandante-geral Cássio Araújo de Freitas será substituído por José Augusto Coutinho, atual subcomandante. O Estadão apurou com interlocutores do governador que a mudança será oficializada nos próximos dias.

Coutinho é nome da confiança do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e anteriormente ocupava o Comando de Policiamento de Choque (CPChoq), ao qual a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) é subordinada. Como subcomandante, Coutinho também se tornou o chefe do Estado-Maior da PM.

Pesquisa recente da Quaest aponta que a violência é a principal preocupação dos brasileiros. No último ano, o número de roubos até caiu no Estado – menor patamar da série histórica. Mas especialistas apontam que, pela possibilidade de transferências pelo Pix, o prejuízo ao ter um celular roubado passou a ser maior do que antes.

Outro problema tem sido a escalada de crimes violentos, como a morte do ciclista Vitor Medrado, baleado perto do Parque do Povo, na zona oeste, ou do arquiteto Jefferson Dias, assassinado após intervir em um assalto no Butantã, também na zona oeste. A sensação de impunidade também piora o cenário.

No ano passado, Tarcísio já havia substituído os principais comandantes da Polícia Militar de São Paulo, ato que causou indignação e revolta nos oficiais e inaugurou uma crise na instituição. A mudança mais significativa foi a saída do número 2 da corporação, coronel José Alexander de Albuquerque Freixo, que assim como outros coronéis da cúpula foram rebaixados para cargos de segundo escalão. À época, a Secretaria de Segurança Pública disse que promoções por mérito já haviam sido realizadas anteriormente, inclusive em outros órgãos policiais.

Tarcísio realizou 34 transferências dos coronéis. As mudanças foram encaradas pelo grupo descontente como uma tentativa de interferência política do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL-SP), na corporação. Os coronéis que ascenderam seriam ligados ao secretário, que foi capitão da PM e integrante da Rota.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

4 limpezas espirituais para afastar energias negativas do seu dia a dia

Você tem se sentido exausto(a) ultimamente? Sofre com insônia ou percebe que está mais vulnerável…

7 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Odete Silvestre Alves de Carvalho, ocorrido nesta…

19 minutos ago

5 exercícios essenciais para entrar em forma antes do verão

Com a temporada de verão se aproximando, cresce também a procura por academias e treinos…

26 minutos ago

Professor José Santana ministra palestra sobre o papel da Igreja Católica na luta pela terra em Goiás nesta quinta

Nesta quinta-feira (6), às 19h, acontece a palestra “A Igreja Católica e a Luta pela…

34 minutos ago

Natal do Bem começa a entregar os presentes – Portal Goiás

Caiado e Gracinha em cerimônia de entrega dos brinquedos às prefeituras: 665 mil serão distribuídos…

46 minutos ago

5 mitos sobre diabetes para você abandonar e prevenir a doença

Os casos de diabetes registraram um aumento expressivo em todo o mundo nas últimas décadas.…

1 hora ago

This website uses cookies.