Categories: Últimas Notícias

Tarcísio decide trocar comandante da PM; saiba quem é o novo escolhido


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu trocar o comando da Polícia Militar de São Paulo. O comandante-geral Cássio Araújo de Freitas será substituído por José Augusto Coutinho, atual subcomandante. O Estadão apurou com interlocutores do governador que a mudança será oficializada nos próximos dias.

Coutinho é nome da confiança do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e anteriormente ocupava o Comando de Policiamento de Choque (CPChoq), ao qual a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) é subordinada. Como subcomandante, Coutinho também se tornou o chefe do Estado-Maior da PM.

Pesquisa recente da Quaest aponta que a violência é a principal preocupação dos brasileiros. No último ano, o número de roubos até caiu no Estado – menor patamar da série histórica. Mas especialistas apontam que, pela possibilidade de transferências pelo Pix, o prejuízo ao ter um celular roubado passou a ser maior do que antes.

Outro problema tem sido a escalada de crimes violentos, como a morte do ciclista Vitor Medrado, baleado perto do Parque do Povo, na zona oeste, ou do arquiteto Jefferson Dias, assassinado após intervir em um assalto no Butantã, também na zona oeste. A sensação de impunidade também piora o cenário.

No ano passado, Tarcísio já havia substituído os principais comandantes da Polícia Militar de São Paulo, ato que causou indignação e revolta nos oficiais e inaugurou uma crise na instituição. A mudança mais significativa foi a saída do número 2 da corporação, coronel José Alexander de Albuquerque Freixo, que assim como outros coronéis da cúpula foram rebaixados para cargos de segundo escalão. À época, a Secretaria de Segurança Pública disse que promoções por mérito já haviam sido realizadas anteriormente, inclusive em outros órgãos policiais.

Tarcísio realizou 34 transferências dos coronéis. As mudanças foram encaradas pelo grupo descontente como uma tentativa de interferência política do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL-SP), na corporação. Os coronéis que ascenderam seriam ligados ao secretário, que foi capitão da PM e integrante da Rota.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

não é crível pensar que plano para matar autoridades não tenha sido levado a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, disse que "não é crível" acreditar…

21 segundos ago

‘A confusão foi depois’, diz Whindersson sobre término com Luiza Sonza e polêmica com Vitão

Whindersson Nunes abordou episódios marcantes de sua vida pessoal em entrevista ao programa De Frente…

1 minuto ago

Veja os temas mais cobrados no Enem nos últimos anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para universidades…

6 minutos ago

Criação de empregos no ano nos EUA até março é revisada para baixo em 911 mil

O total de empregos criados nos Estados Unidos no ano até março de 2025 foi…

17 minutos ago

Motta reforçou que a semana é de votações consensuais, diz Talíria Petrone

A líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Talíria Petrone (RJ), afirmou que os líderes…

20 minutos ago

Dwayne Johnson interpretará homem de 70 anos cujo melhor amigo é uma galinha

Dwayne Johnson enfrenta um novo desafio, após sua reinvenção em Coração de Lutador - The…

21 minutos ago

This website uses cookies.