Superintendência-Geral do Cade abre processo para investigar práticas anticompetitivas da B3


Por iniciativa da Superintendência-Geral (SG), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou nesta segunda-feira, 25, um processo administrativo para investigar ações anticoncorrenciais da B3 para dificultar a instalação da Central de Serviços de Registro e Depósito aos Mercados Financeiro e de Capitais S.A. (CSD BR).

A análise feita pela área técnica do Cade apontou que as condutas da B3 “elevam artificialmente as barreiras à entrada e à expansão de concorrentes, dificultando a atuação de novos agentes e perpetuando a dominância da B3 em segmentos críticos do mercado de infraestrutura financeira”.

Em nota técnica, a Superintendência-Geral concluiu que os problemas de interoperabilidade entre sistemas representam uma barreira operacional que está prejudicando concorrentes no mercado de registro de ativos e inviabilizando, até o presente momento, a entrada efetiva da CSD no mercado de depósito. Segundo a SG, entende-se que a B3 detém poder de mercado e está exercendo “de forma abusiva” posição dominante nos mercados de registro e de depósito. “Essas práticas prejudicam diretamente a concorrência no mercado financeiro, limitando a capacidade de novos participantes competirem em condições justas e eficientes”.

Além disso, a adoção de práticas comerciais com potenciais efeitos anticompetitivos também impõe custos e restrições às instituições financeiras, seguradoras e seus respectivos clientes.

Essas práticas da B3 estariam sendo adotadas por venda casada e concessão de descontos condicionados (mixed bundling), adoção de cláusula de exclusividade e mecanismos de fidelização de clientes e a criação de barreiras artificiais à entrada e ao funcionamento de concorrentes.

A investigação mostrou que a B3 vale-se do fato de ser incumbente no mercado de registro e monopolista até o momento nos outros mercados em que atua, para oferecer condições comerciais que os concorrentes não conseguem replicar, dificultando a entrada de novos players, elevando os custos para os rivais e criando mecanismos que levam à fidelização dos clientes, reduzindo sua liberdade de escolha.

Com a instauração do processo administrativo, a B3 terá o prazo de 30 dias para apresentar sua defesa. Neste mesmo prazo, deverá especificar e justificar as provas que pretende produzir, que serão analisadas pela autoridade. Caso tenha interesse na produção de prova testemunhal, a B3 deverá indicar na peça de defesa até três testemunhas, a serem ouvidas na sede do Cade.

CSD BR

A registradora CSD BR tem entre seus sócios a Santander Corretora, o BTG Pactual e a bolsa de Chicago (CBOE), além dos bancos Citi, UBS e Morgan Stanley. O presidente da empresa, Edivar Queiroz, disse que a companhia estará pronta para ingressar no negócio de bolsa até 2027. Até lá, ela vem desenvolvendo toda a infraestrutura necessária.

Em dezembro de 2024, a registradora recebeu a autorização do Banco Central (BC) para operar um sistema de liquidação e exercer a atividade de depósito centralizado de ativos financeiros.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Produção industrial cai em 9 dos 18 locais pesquisados em agosto ante agosto/2024

A produção industrial caiu em nove dos 18 locais pesquisados em agosto de 2025 ante…

10 minutos ago

Juros futuros oscilam perto dos ajustes, após quedas com IPCA na véspera

As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam perto dos ajustes da véspera na…

18 minutos ago

PCGO participa de operação integrada em Itumbiara para prevenir e combater intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Regional de Itumbiara – 6ª DRP,…

25 minutos ago

PT na Câmara protocola projeto de lei para elevar taxação de bets de 12% para 24%

A bancada do PT na Câmara dos Deputados protocolou pouco antes das 18h30 da quinta-feira,…

28 minutos ago

Governo Lula hesita em falar de Nobel a María Corina; Amorim diz que prêmio virou ‘político’

O governo Luiz Inácio Lula da Silva hesitou em se pronunciar oficialmente nesta sexta-feira, dia…

29 minutos ago

Governo oficializa novo modelo de crédito imobiliário, que muda uso de recursos da poupança

Por Circe Bonatelli, Geovani Bucci, Eduardo Laguna, Carol Aragaki e Gabriel de Sousa - 10/10/2025…

48 minutos ago

This website uses cookies.