STF teve apenas três mulheres e nenhuma negra entre mais de 170 ministros em 134 anos


Após o anúncio da antecipação da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a ser pressionado por entidades e artistas, como a cantora Anitta, para indicar uma mulher para a vaga. Ao longo de 134 anos de história, o STF já teve 172 ministros. No entanto, entre eles, apenas três eram mulheres – e nenhuma delas era negra.

A primeira mulher ministra do STF foi Ellen Gracie, nomeada por Fernando Henrique Cardoso em 2000 para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Luiz Octavio Pires e Albuquerque Gallotti. Ela também foi a primeira mulher a presidir a Corte, entre 2006 e 2008. Única mulher na composição atual, a ministra Cármen Lúcia foi nomeada por Lula para a vaga aberta devido a aposentadoria do ministro Nelson Jobim em 2006. Ela deve se aposentar até 2029, quando completa 75 anos.

Após a aposentadoria de Ellen Gracie em 2011, a presidente Dilma Rousseff escolheu a ministra Rosa Weber para integrar a Corte. Essa foi a última vez que uma mulher foi indicada para o STF. Ela se aposentou em 2023 e foi substituída pelo ministro Flávio Dino, nomeado por Lula.

Entidades da sociedade civil têm feito pressão para que uma mulher ocupe a vaga deixada por Barroso. Em uma carta conjunta, as organizações Fórum Justiça, Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e Plataforma Justa afirmaram que “não é por falta de excelentes nomes de mulheres que Lula deixará de indicar uma ministra para a Suprema Corte”.

Elas também listaram nomes de 13 possíveis candidatas. Entre as sugestões, há mulheres que já ocupam cargos de destaque, como a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, e a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo.

A pressão também é feita por artistas. Anita usou as redes sociais, na terça-feira, 14, para afirmar que tem certeza de que “existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso País onde a maioria da população é mulher”. “Compartilho com toda esperança”, escreveu em seus stories do Instagram.

No entanto, os principais cotados para o cargo são todos homens, como o advogado-geral da União, Jorge Messias, o senador Rodrigo Pacheco(PSD-MG), o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Governador sanciona lei que garante R$ 40 mil a professores de escolas contempladas com Prêmio Leia – Portal Goiás

Lei sancionada por Ronaldo Caiado e publicada no Diário Oficial do Estado reforça compromisso do…

49 segundos ago

PCGO prende homem por crimes sexuais contra criança de 8 anos em Goianápolis – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Goianápolis – 3ª…

2 minutos ago

Professores terão cartão de crédito com anuidade zero, anuncia presidente da Caixa

Os professores dos sistemas público e privado terão acesso cartões de crédito com anuidade gratuita,…

4 minutos ago

Bessent diz que shutdown pesa na economia dos EUA e que China ‘alimenta’ guerra da Rússia

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, voltou a alertar que a paralisação…

5 minutos ago

Abertas inscrições para Processo Seletivo de Estágio da Saneago – Portal Goiás

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio Remunerado na Saneago. O Edital…

16 minutos ago

quem é Mairlon, preso por triplo homicídio que teve condenação anulada após 15 anos

Francisco Mairlon Barros Aguiar deixou o presídio da Papuda na madrugada desta quarta-feira, 15, após…

18 minutos ago

This website uses cookies.