STF tem menor número de processos em 33 anos; aponta balanço do 1º semestre


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). ministro Luís Roberto Barroso, apresentou nesta terça-feira, 1, dados sobre volume de processos direcionados à Corte. Conforme o relatório, houve redução em 9,6% do acervo de ações judiciais em relação ao final do ano passado, sendo 18,7 mil, no total, o menor número em 33 anos.

Segundo Barroso, tornar o balanço público visa dar ampla divulgação aos dados e à atuação do STF, além de fortalecer a transparência dos processos.

Mesmo com a queda no número de processos acumulados, o STF recebeu 6,1% mais casos do que no mesmo período do ano passado. Segundo o Tribunal, esse aumento aconteceu por causa da grande quantidade de novos processos: foram 15,1 mil ao todo.

A classe processual que mais aumentou foi a das Reclamações. Já os Habeas Corpus e os Recursos Ordinários em Habeas Corpus, ambos ligados à área criminal, representaram 51% dos processos que chegaram ao STF. Por outro lado, as ações de controle concentrado de constitucionalidade corresponderam a apenas 1% do total.

Ainda assim, no primeiro semestre, o número de processos baixados (com decisão final e sem possibilidade de recurso) foi maior do que o de recebidos: foram pouco mais de 42 mil processos baixados, contra cerca de 41 mil recebidos.

Panorama geral

O Plenário do STF julgou 3,2 mil processos ao longo de 36 sessões presenciais e 27 virtuais. A Primeira Turma analisou 4,1 m il casos, e a Segunda, 3,9 mil.

Entre os temas com repercussão geral, ou seja, que afetam milhares de processos semelhantes em todo o país, 26 tiveram o mérito decidido, o que destravou mais de 82,7 mil ações que estavam paradas nos tribunais.

Outros 44 temas passaram a seguir esse tipo de julgamento. Ao fim de junho, 137 temas com repercussão geral ainda aguardavam decisão.

Decisões colegiadas

O número de decisões colegiadas (em Plenário ou nas Turmas) cresceu 13,1% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2024.

As decisões monocráticas, tomadas individualmente pelos ministros, também subiram 5,6%. Essas decisões ainda podem ser contestadas por meio de recursos internos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Irã intensifica posição contra existência de Israel, amplia exigências e complica fala do Brics

Os ataques de Israel e dos Estados Unidos ao Irã complicaram ainda mais um consenso…

44 minutos ago

Weverton não admite falha e fala em falta de sorte do Palmeiras no Mundial de Clubes

Weverton não reconheceu que falhou no gol que definiu a vitória do Chelsea por 2…

45 minutos ago

Comissão aprova que sinais de escolas sejam substituídos por música para conforto de autistas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira, 4, projeto de lei…

51 minutos ago

Ucrânia ataca base aérea na Rússia em meio à maior ofensiva aérea de Moscou

A Ucrânia afirmou neste sábado, 5, ter atingido uma base aérea na região de Voronezh,…

53 minutos ago

Real Madrid tem Mbappé como trunfo por vaga na semifinal do Mundial de Clubes contra o Borussia

Em um jogo onde o favoritismo tradicionalmente entra em campo juntamente com o time em…

54 minutos ago

Antes de cúpula, Lula volta a sugerir moeda comum do Brics

Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta sexta-feira, 4, uma moeda comum do…

1 hora ago

This website uses cookies.