A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retomou às 14h16 desta terça-feira, 2, o julgamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus ex-auxiliares. A expectativa é a de que a sessão seja tomada pelas manifestações das defesas dos réus.
O primeiro pronunciamento será feito pelo advogado Cezar Bittencourt, que representa o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Cid é delator e por isso sua defesa se manifesta antes dos demais réus da ação. Cada defesa terá uma hora para apresentar seus argumentos.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) alega que Cid foi peça-chave na tentativa de golpe e que sua posição estratégica como “homem mais próximo do presidente da República” foi fundamental para viabilizar, na prática, os objetivos da organização criminosa.
“Além de cuidar da burocracia do dia a dia presidencial, atuava nos bastidores, costurava reuniões e decifrava intenções presidenciais com precisão para a consecução dos fins da organização criminosa”, diz a acusação.
A Primeira Turma deu início nesta terça ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete ex-auxiliares próximos. O grupo é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de liderar a articulação por um golpe de Estado entre 2021 e 2023. Neste momento, a Primeira Turma julga somente o primeiro núcleo, o chamado “núcleo crucial” da trama golpista.
Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas, somadas, podem chegar a 43 anos.
Por: Estadão Conteúdo
Um alimento tradicional da época de Natal, o panetone, que consiste basicamente em uma espécie…
As preparações para as comemorações de fim de ano já começaram! Além da roupa e…
A Câmara Municipal de Goianésia aprovou por unanimidade o aumento de 25% no salário-base dos…
Chega um momento na vida de toda criança em que a verdade sobre o Papai…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de…
Um grave acidente de trânsito registrado na madrugada deste domingo (21) resultou na morte de…
This website uses cookies.