STF proíbe repatriação imediata de crianças quando houver suspeita de violência doméstica


O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 27, que crianças e adolescentes trazidos ilegalmente ao Brasil não devem ser repatriados se houver suspeita de violência doméstica no país de origem. A norma vale mesmo que as crianças não sejam vítimas diretas das agressões.

Segundo a decisão, antes de autorizar o retorno das crianças, a Justiça brasileira deve avaliar se há indícios “objetivos e concretos da situação de risco”, levando em consideração o melhor interesse da criança e a perspectiva de gênero.

“Fatos públicos e notórios” também podem ser usados pelos juízes para embasar suas decisões, como guerras e situações de violência estrutural contra mulheres.

“O pedido de retorno da criança ao país de residência habitual deve ser avaliado com cuidado, sensibilidade e atenção. É preciso ter cautela para que no afã de cumprir a convenção não seja determinado o retorno de uma criança a um ambiente tóxico”, defendeu o ministro Dias Toffoli.

Em muitos casos, as crianças são levadas pelas mães, que fogem de um contexto de violência doméstica. Com isso, violam a guarda dos filhos.

A ministra Cármen Lúcia, única mulher no STF, criticou a revitimização das mães. “Se essa mulher estivesse em ótimas condições certamente ela nem sairia do país nas condições precárias que ela sai, quase como uma fugitiva mesmo”, destacou a ministra.

Os ministros fixaram critérios para a aplicação da Convenção da Haia sobre o sequestro de menores de idade, que permite negar a repatriação de crianças em caso de “risco grave”. O tratado internacional foi incorporado no ordenamento jurídico brasileiro em 2000.

A decisão do STF tem repercussão geral, ou seja, deve ser usada por todos os juízes e tribunais do País para decidir casos sobre o sequestro internacional de menores.

O Supremo também definiu que os processos sobre a repatriação de crianças e adolescentes passarão a ter prioridade na Justiça. Segundo a decisão, essas ações devem ser concluídas no prazo máximo de um ano, “mediante contraditório e ampla defesa”.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que administra o Poder Judiciário, ficou responsável por elaborar em até 60 dias uma proposta de resolução para acelerar a tramitação desses processos.

Além disso, os Tribunais Regionais Federais devem concentrar a competência para processar e julgar essas ações nas capitais. O objetivo é tentar uniformizar as decisões. Devem ainda criar núcleos de apoio especializado para incentivar a conciliação, fazer perícias psicossociais e oferecer apoio técnico e metodológico aos magistrados.

O STF mandou notificar o Ministério das Relações Exteriores para criar um protocolo de atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, que deve ser adotado em todas as unidades consulares do Brasil no exterior.

O Congresso também será acionado para avaliar se há necessidade de editar legislação específica para regulamentar a Convenção da Haia, especialmente em relação aos aspectos processuais e probatórios da aplicação do tratado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

CPE Goianésia apreende 12 kg de maconha e prende suspeito por tráfico

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na apreensão de aproximadamente 12 quilos…

19 minutos ago

Filmes de Natal: 7 opções para assistir no Disney+

O catálogo do Disney+ inclui filmes de Natal atemporais como “Esqueceram de Mim”, que mistura…

26 minutos ago

PCGO recupera dois celulares furtados em estabelecimentos comerciais em Mineiros – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Mineiros – 14ª…

1 hora ago

PCGO prende homem por descumprimento de medida protetiva e apreende arma de fogo em Iporá – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)…

3 horas ago

6 simpatias para conquistar prosperidade financeira em 2026

À medida que nos aproximamos do fim do ano, muitas pessoas buscam maneiras de atrair…

4 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 24/12/2025

Esta quarta-feira pedirá mais atenção ao modo de agir diante de limites, pressões e situações…

10 horas ago

This website uses cookies.