STF faz acareação na ação da tentativa de golpe


O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira, 24, duas acareações entre réus e testemunhas da ação penal que julga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Uma das audiências reunirá o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-ministro e general Walter Braga Netto. Os dois são réus do “núcleo crucial” da ação penal. Outro encontro confrontará os relatos do ex-ministro Anderson Torres e do ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes. Torres é réu, enquanto Freire Gomes é testemunha do processo.

A acareação é uma audiência realizada entre juiz e partes de um processo para o esclarecimento de versões divergentes sobre os fatos julgados. O procedimento será conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator do caso.

Ao contrário da audiência com os interrogatórios dos réus, não haverá transmissão ao vivo das acareações. Também não será permitido o acompanhamento das sessões pela imprensa, tal como realizado durante a fase de coleta de testemunhos.

Mauro Cid x Braga Netto

A acareação entre Cid e Braga Netto foi solicitada pela defesa do ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. Há versões contraditórias sobre encontro que ocorreu em novembro de 2022 na casa do general da reserva.

Segundo o ex-ajudante de ordens e delator no processo, o plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa a execução de autoridades como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes, foi debatido durante a reunião. Braga Netto, por sua vez, nega conhecimento sobre o esboço criminoso.

As versões de Braga Netto e Cid também se desencontram sobre um episódio envolvendo uma quantia em dinheiro entregue pelo general ao tenente-coronel em uma caixa de vinho, segundo o ex-ajudante de ordens. A acareação entre Braga Netto e Cid ocorrerá a partir das 10h.

Anderson Torres x Freire Gomes

A pedido da defesa de Anderson Torres, será realizada uma acareação entre o ex-ministro da Justiça e Freire Gomes. O ex-comandante do Exército afirma que Torres participou de reuniões em que foram discutidas medidas de exceção, enquanto o ex-ministro nega a afirmação. A audiência entre Torres e Freire Gomes ocorrerá a partir das 11h.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘Família Bolsonaro é projeto hegemônico de poder que não está preocupado com o País’

O deputado federal Kim Kataguiri (União) afirmou que não voltaria a apoiar Jair Bolsonaro (PL)…

2 minutos ago

Câmara aprova emenda sobre gratuidade de bagagem despachada de 23 KG em voos

Por 361 votos a 77, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, uma emenda…

6 minutos ago

Arábia Saudita e Reino Unido assinam acordo de até US$ 6,8 bi para projetos

O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e o UK Export Finance (UKEF), agência…

7 minutos ago

Memphis não consegue deixar o Rio de helicóptero e falta a treino do Corinthians

Memphis Depay foi ausência no treino do Corinthians nesta terça-feira. O holandês não tem complicações…

9 minutos ago

Moraes assume ação das favelas no STF e pede parecer ao Ministério Público

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu temporariamente a relatoria da…

10 minutos ago

3 filmes excelentes que chegam ao cinema nesta semana

Organize sua agenda e garanta seus ingressos, porque esta semana os cinemas recebem novidades imperdíveis.…

17 minutos ago

This website uses cookies.