Stellantis aponta risco de paralisação iminente, mas acredita em solução rápida


O presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola, disse nesta segunda-feira, 03, que as fábricas da montadora estão à beira de uma paralisação. Contudo, ele espera que a nova crise dos semicondutores, que ameaça parar fábricas de automóveis, tenha uma solução rápida.

“Há grande esperança de que isso será resolvido antes de afetar a produção. A expectativa nesta segunda é mais otimista do que era na sexta-feira”, comentou o executivo. O otimismo se deve à abertura de diálogo do governo chinês com o setor automotivo brasileiro para assegurar o abastecimento de chips necessários à produção de carros. Após intervenção do governo brasileiro junto à embaixada da China, Pequim vai avaliar uma autorização especial para continuar com o fornecimento às empresas brasileiras que estiverem com dificuldades para importar os componentes eletrônicos.

Conforme Zola, a China já tomou a decisão de abrir exceções ao embargo dos semicondutores, e as empresas e países estão se movimentando para cumprir com todos os protocolos para garantir o abastecimento. Porém, como as peças ainda não chegaram, o risco de paralisação ainda existe. “Claramente, estamos na iminência de uma parada nas nossas fábricas caso não se consiga resolver a situação”, disse à imprensa o presidente da Stellantis, grupo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.

A interrupção de abastecimento pode levar a paradas de linhas em uma a duas semanas. Apesar disso, se houver peças à disposição, o presidente da montadora disse que o problema pode ser resolvido rapidamente, pois são componentes pequenos, que podem ser transportados por aviões. “Depois que a decisão está tomada, em dois ou três dias você consegue receber as peças. Isso, teoricamente, resolve o problema”, declarou Zola.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ipasgo Saúde lança nova função que facilita o agendamento de consultas – Portal Goiás

Ferramenta “Agenda na Rede Credenciada” permite agendar consultas à distância e atendimentos presenciais (Fotos: Ipasgo)…

3 horas ago

MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina

O Ministério da Educação (MEC) revogou o edital para a criação de novos cursos de…

3 horas ago

Deputado José Nelto anuncia R$ 1 milhão para a Saúde de Goianésia e novo caminhão-pipa

A abertura oficial do Carnaval de Goianésia, realizada nesta sexta-feira, 13, foi marcada por um…

5 horas ago

Segunda parcela do IPVA 2026 em Goiás vence nesta quinta-feira

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em Goiás…

5 horas ago

Força Tática recupera veículo com registro de furto/roubo em Goianésia

Um veículo de passeio com registro de furto/roubo foi recuperado pela Força Tática (CB Vieira,…

6 horas ago

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, que…

15 horas ago

This website uses cookies.