Categories: BRASIL

Startups transformam inovação em desenvolvimento no Semiárido

Difundir novas tecnologias e inovação para promover o desenvolvimento regional no Semiárido brasileiro.  Esse foi o objetivo do 3º Fórum de Tecnologias para o Semiárido, no campus do Instituto Federal do Ceará, em Boa Viagem, que apresentou produtos inovadores desenvolvidos por startups apoiadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Para o coordenador geral dos Sistemas Produtivos Inovadores do MIDR, Joaquim Carneiro, é muito satisfatório ver como a tecnologia e inovação podem auxiliar o desenvolvimento regional.

“O Ministério da Integração Nacional, por meio de parceria firmada por meio de um termo de execução descentralizada com o instituto Federal do Ceará, Campus 
Boa Viagem, celebrou parceria no valor de R$ 5,7 milhões pro desenvolvimento de tecnologias e inovações. Esse projeto prevê a instalação de incubadoras, fomenta startups, capacitações, treinamento de produtores e alunos em prol do desenvolvimento de tecnologias, ferramentas digitais que possam dinamizar e aumentar a competitividade de setores produtivos, como a rota do leite, trabalhando a cultura leiteira, a rota do mel, a meliponicultora e também a apicultura, a fruticultura, ovino caprino, economia circular, tecnologia da informação e comunicação e outras cadeias produtivas que estão sendo previstas para este trabalho, como é o caso da agricultura caipira e da mandioca”.

O evento foi encerrado nesta terça-feira, 13 de maio, e serviu como vitrine para as iniciativas do Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido.

Criado com recursos do MIDR no âmbito do programa Rotas de Integração Nacional, o Centro já recebeu mais de 5 milhões de reais em investimentos do ministério. O objetivo é promover formação profissional, difusão de tecnologias, fomento ao empreendedorismo e pesquisa aplicada em prol do desenvolvimento sustentável da região.

Hoje, sua atuação se estende a 60 municípios cearenses, beneficiando cerca de 1.500 pessoas ligadas as rotas do Leite, Cordeiro, Tecnologia da Informação e Comunicação, Fruticultura, Mel e Economia Circular.

Para mais informações ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional, acesse: mdr.gov.br

Reportagem Janaína Castro
 

Brasil 61

Recent Posts

Emocionado, Celso Portiolli diz que ‘ficha ainda não caiu’

Celso Portiolli homenageou Silvio Santos em seu programa neste domingo, 17, data que marca o…

7 minutos ago

8 curiosidades interessantes sobre as focas

As focas são mamíferos marinhos pertencentes à família dos pinípedes, que inclui também os leões-marinhos…

9 minutos ago

Homem é morto com golpe de faca em Jaraguá; suspeito foi preso pela CPE Goianésia

Na madrugada deste domingo, 17, um homem identificado como Francisco de Oliveira Melo Júnior foi…

16 minutos ago

SP Open confirma convites para Naná Silva e Victoria Barros, promessas do tênis brasileiro

O Brasil será representado por ao menos quatro tenistas na chave principal do SP Open,…

20 minutos ago

Como estão Rene e Margarida Bonetti?

O sucesso do podcast A Mulher da Casa Abandonada, de Chico Felitti, se tornou uma…

22 minutos ago

This website uses cookies.