BRASIL

Sistema presente em mais de dois mil municípios reduz custos na gestão pública

A eficiência na gestão pública ganhou um novo aliado com o Sistema de Custos Aplicado para o Setor Público (Sicgesp), criado pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolvido ao longo de 10 anos, o sistema já está presente em redes de ensino de 2,4 mil municípios brasileiros e transforma dados contábeis complexos em relatórios auditáveis, permitindo comparações de custos. O sistema é usado em áreas da gestão pública, como saúde e educação.

O professor José Marilson Dantas, coordenador do Laboratório de Inovação em Governança, Administração, Riscos, Controle e Auditoria do Setor Público (LabGOVER), explica que o sistema oferece o Nível de Serviço Comparado, um indicador único que ajuda gestores públicos a avaliar o desempenho administrativo, independentemente do conhecimento técnico em contabilidade pública. Dessa forma, é possível exercer a gestão de forma “eficiente” e economizar recursos.

Outra vantagem é que os relatórios podem ser armazenados mensalmente no Repositório de Relatórios de Custos Auditáveis do Setor Público (Recasp), também criado pela UnB. A ferramenta atende ao Decreto 10.540/2020, que exige que os gestores apresentem custos claros e verificáveis a partir de 2025. O sistema também facilita o controle social, tornando informações sobre gastos de escolas e unidades de saúde mais acessíveis. O LabGOVER ainda conta com o Projeto 500 Municípios, uma iniciativa voltada para ajudar pequenas cidades a implementarem as exigências do Decreto.

No município Caçador, em Santa Catarina, o sistema auxiliou na implementação de projetos educaciddfonais e na identificação de problemas nas escolas. Com uma população de 73.720 habitantes, segundo o Censo 2022, Caçador é a terceira maior cidade do oeste catarinense, ficando atrás apenas de Chapecó e Concórdia.

Segundo o último Censo Escolar, a cidade conta com 46 escolas e uma equipe docente composta por 362 professores nos anos iniciais, 272 nos anos finais e 209 no ensino médio. Além disso, foram registradas matrículas 4.883 nos anos iniciais, 3.731 nos anos finais e 2.183 no ensino médio.

Fonte: Brasil 61

Brasil 61

Recent Posts

5 receitas de musse de liquidificador para fazer em poucos minutos

A musse de liquidificador é a sobremesa perfeita para quem procura um doce rápido e…

2 horas ago

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

A terceira edição da Copinha Feminina terá o campeão definido neste sábado (20). A partir…

6 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 20/12/2025

Neste sábado, o movimento dos astros tenderá a influenciar as escolhas e atitudes dos nativos,…

11 horas ago

7 sobremesas geladas para o Natal

Sobremesas geladas são a escolha perfeita para o Natal. Isso porque elas trazem um equilíbrio…

18 horas ago

7 dicas para aproveitar as ceias de fim de ano sem culpa

As comidas são um dos principais atrativos das festas de fim de ano, marcadas por…

18 horas ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

18 horas ago

This website uses cookies.