Categories: BRASIL

‘Sonho em abrir minha própria loja’, diz indígena formado pelo Computadores para Inclusão

Amalé Kamayura tem 20 anos e é indígena do Território Xingu, no Mato Grosso. Mudou com a família para Brasília para tratar um problema de saúde e viu no curso de manutenção de celulares a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho e empreender.

“Meu sonho é abrir minha própria loja, porque é um mercado com muita demanda. Todo mundo conserta celular hoje em dia. Sempre tem alguém com aparelho quebrado para consertar. Eu já tenho meus próprios clientes, faço os consertos em casa. Com o que recebo ajudo minha mãe com mercado e na conta de luz”, contou o aluno.

As habilidades estão sendo aprendidas no curso de manutenção de celular oferecido pelo programa ‘Computadores para Inclusão’, do Ministério das Comunicações. As aulas acontecem na ONG Programando o Futuro, no Distrito Federal.

O ‘Computadores para Inclusão’ recondiciona equipamentos fora de uso de órgãos públicos para destiná-los a pontos de inclusão digital em todo o Brasil. Esse processo é realizado nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), onde as máquinas são recuperadas por estudantes de cursos de capacitação.

Amalé começou no curso mais procurado: o de informática básica. Ele conta que hoje, com o conhecimento obtido, já sabe consertar todos os tipos de celular.

“Criei uma página no Instagram para divulgar meu trabalho. Amigos começaram a divulgar também e com isso, conquistei minha clientela. A pessoa me chama no Instagram, fala o problema do celular, respondo como posso resolver, passo o orçamento e combinamos a entrega do aparelho para a reparação. Eu hoje conserto todo tipo de aparelho”, orgulha-se o aluno empreendedor.

O programa ‘Computadores para a Inclusão’ atingiu este ano a marca de 51 mil alunos formados em mais de 230 cursos ofertados por todo Brasil.

Assim como aconteceu com Amalé, a política pública permite que pessoas com poucas condições financeiras tenham uma profissão e ajudem seus núcleos familiares. O projeto possibilita ainda adultos e idosos a terem um recomeço no mercado de trabalho ou serem incluídos no dia a dia das novas tecnologias.

“Esse programa tem muitos benefícios, mas um dos mais gratificantes é a inclusão digital de pessoas humildes, que muitas vezes não têm condições de pagar caro pelo ensino. Muitos enxergam, nos cursos, a chance de dar uma vida melhor para suas famílias por meio de capacitação tecnológica”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O jovem empreendedor possui, em sua casa, uma “estação de trabalho” capaz de garantir que os serviços oferecidos sejam executados de uma forma muito profissional.

“A iniciativa de Amalé em começar uma atividade profissional, ainda frequentando o curso, mostra que a inclusão digital dos brasileiros é um dos mais importantes caminhos para um futuro melhor”, finalizou o ministro.

Fonte: MCom

Brasil 61

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 18/11/2025

Nesta terça-feira, os astros indicam um período de maior sensibilidade e introspecção. O dia exigirá…

3 horas ago

Polícia Civil apreende carga de cigarros eletrônicos em loja de Goiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 4ª Delegacia Distrital de Polícia de Goiânia…

4 horas ago

operação cumpre mandados contra golpes empresariais – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 4ª Delegacia Distrital de Polícia de Goiânia…

6 horas ago

PCGO prende suspeito de tentativa de estupro em Ipameri – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Polícia de Ipameri – 9ª DRP,…

7 horas ago

Brasil terá Wesley na lateral-direita em jogo contra Tunísia na terça

A seleção brasileira masculina de futebol terá ao menos duas alterações no time que entra…

7 horas ago

PCGO prende dois homens por tráfico de drogas em ações distintas em Aparecida de Goiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central-Geral de Flagrantes de Aparecida de Goiânia…

8 horas ago

This website uses cookies.