Soldados da Guarda Nacional enviados para Washington, capital dos Estados Unidos, estão se preparando para andar armados nos próximos dias, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto, uma mudança que ocorre dias após o presidente Donald Trump dizer que estava enviando a tropa para “retomar” a capital do que ele descreve como criminosos violentos.
Autoridades da área de Defesa haviam dito anteriormente que os 800 soldados enviados para a cidade não estariam armados, ao contrário de outros agentes federais também enviados para a capital. Eles também não deveriam levar armas em seus veículos. “Armas estão disponíveis se necessário, mas permanecerão no arsenal”, disse o Exército dos EUA em um comunicado à imprensa na quinta-feira, 14.
Na noite de ontem, 15, alguns membros da Guarda destacados para Washington foram informados para esperar uma ordem para carregar armas, de acordo com fontes. No entanto, até a manhã deste sábado, 16, nenhuma ordem formal havia sido dada, disse um funcionário do Departamento de Defesa.
Procurada, uma porta-voz do Departamento de Defesa encaminhou as perguntas da reportagem ao Exército. Um porta-voz do Exército não retornou pedido de comentário.
Desde que chegaram a Washington na terça-feira, 12, os soldados da Guarda Nacional têm sido amplamente vistos em áreas públicas, de acordo com autoridades da área de defesa. Eles foram designados para funções administrativas e logísticas, bem como para trabalhos de “embelezamento de áreas”.
“Os soldados da Guarda Nacional são treinados para guerra e desastres naturais, não para policiamento comunitário”, disse o presidente do Conselho do Distrito de Colúmbia (Distrito Federal dos EUA, onde está Washington), Phil Mendelson, na segunda-feira, 11, acusando Trump de criar um factoide para aparecer na TV. Fonte: Dow Jones Newswires
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast
Por: Estadão Conteúdo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para 26 de agosto o julgamento do processo de…
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que recebeu um alerta do Banco Central na…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 16/08/2025 07:07 Donald Trump e Vladimir Putin…
O advogado Fábio Pagnozzi, que representa a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), afirmou que a…
A seguir, o fechamento dos principais indicadores do mercado financeiro.BOLSASIbovespa: +0,72%Pontos: 137.321,64Máxima de +1,14% :…
Líderes europeus elogiaram os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pôr fim…
This website uses cookies.